segunda-feira, 20 de abril de 2009

(2009/187) Atendendo a pedidos


1. Paulo Antonio Pagano de Carvalho manda-me um e-mail. Bastante gentil. Diz ler Peroratio, e afirma usar os marcadores para procurar termos afins. E, por isso escreve-me, não encontra nomes sobre os quais, insiste, gostaria "muito" (é expressão que ele usa), que eu discorresse. Eu não os leio? Por quê? Porque são "fundamentalistas"? Mas, argumenta, não é Peroratio um céu de brigadeiro, pronto para vôos muito, muito altos...?

2. Eis a lista de nomes que nosso leitor gostaria de encontrar em Peroratio: Charles Spurgeon; J. Calvino; J. Wesley; J. I. Packer; D. M. Lloyd-Jones; Francis Schaeffer; A. W. Pink; Gerard van Groningen; Jürgen Moltmann; Madeleine Arondel-Rohaut; Hanna Wolf (sic); Hans Urs von Balthasar; O. Palmer Robertson; John A. Sanford; James Hillman; Marie-Louise von Franz; Erna Van de Winckel; Robert A. Johnson; J. Harold Ellens; Anselm Grün; Rubem Alves; e vai por aí afora! Essa última expressão é dele, o que significa que se aponta para uma "escola", uma certa linha de pensamento (daí a questão quanto ao eventual "fundamentalismo" dos arrolados como eventual razão para eu não os citar).

3. Bem, fundamentalista a "série" não é. Há teólogos sistemáticos respeitáveis arrolados, como Moltmann, e, conquanto Moltmann seja um teólogo ontológico clássico, não se pode, impunemente, decalcar em sua testa um rótulo fundamentalista. Nem Rubem Alves. Alguns dentre os arrolados, certamente, têm um interesse sumamente apologético, como Francis Schaeffer, que já li em meus primeiros anos de batista - e não leria outra vez, decerto. Outros, li-os, e são admiráveis naquilo que fora a razão de eu os ter lido - a homilética (Spurgeon), mas não necessariamente a teologia. Outros, ainda, nunca li. Outros, não conheço.

4. Farei um esforço para comentar cada um deles. Dê-me tempo, Paulo. Alguns merecerão uma ou outra linha, mas alguns podem merecer até mais de uma postagem. Obrigado pela motivação, ainda que à direita do meu espectro de interesse. Haroldo e Jimmy sintam-se convidados a contribuir comigo no atendimento a essa essa encomenda.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio