1. Boa notícia para mim. Saiu o n. 12 da Oracula, com meu artigo, que pode ser lido aqui:
2. Foi escrito para o encontro sobre Idade Média na Universidade Federal do Rio de Janeiro: O IMAGINÁRIO MEDIEVAL SOBRE O ALÉM: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES E COMPARATIVAS. Mas não pude apresentá-lo a contento. Os conferencistas anteriores abusaram de seu tempo, não me sobrou muita coisa e o horário do voo me fez abandonar a mesa. Fiz um resumo muito rápido, dez minutos - e talvez não devesse tê-lo tentado.
3. Seja como for, ele, agora, está publicado como foi escrito, com alguns cortes para adequar ao tamanho exigido pela revista.
4. Trata-se de um tema que estou perseguindo - quero investigar a fundo a relação entre pensamento e matéria. Assumo sem pestanejar a afirmação de Nietzsche e as pesquisas em neurociências e ciências cognitivas: o pensamento é material, produzido pelo cérebro.
5. Não me agrada, absolutamente, a postura de certas correntes da Filosofia do século XX que, a despeito de Darwin, ainda mantém estratégias de separação entre pensamento e matéria: a principal delas, a corrente que insiste numa racionalidade intersubjetiva.
6. As implicações de ser o pensamento uma emergência da matéria, qualquer teoria de cisão epistemológica entre pensamento e matéria assume a obrigação de prestar contas disso.
7. Boa leitura e, se desejarem, estou não apenas disposto, mas ansioso pelo debate.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário