segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

(2012/069) Já gostei de Damásio - consciência e física quântica



1. Nos últimos dias, três ou quatro, acho, escrevi posts aqui em Peroratio sobre a correlação que certa literatura de divulgação faz entre Física Quântica e "consciência" - com tudo o que disso deriva, por exemplo, mística, espiritualidade, hermetismo, essas coisas.


2. Acho que era o livro de Damásio, lá no correio, já mandando seus eflúvios pelo "astral superior". Jung concordaria, a despeito de eu estar a brincar com o tema.

3. Permitam-me citá-lo:
A Superação de uma Intuição Enganosa (...) Ver a mente como um fenômeno não físico, separado da biologia que a cria e a sustenta, é a razão pela qual certos autores apartam a mente das leis da física, uma discriminação à qual outros fenômenos cerebrais geralmente não estão sujeitos. A mais assombrosa manifestação dessa singularidade é a tentativa de relacionar a mente consciente a propriedades da matéria até agora não descritas - por exemplo, explicar a consciência com relação aos fenômenos quânticos. O raciocínio por trás dessa idéia parece ser o seguinte: a mente consciente parece misteriosa; uma vez que a física quântica permanece misteriosa, talvez esses dois mistérios estejam ligados" (António R. Damásio, E o cérebro criou o homem, p. 27-28).

4. Genial.

5. Entendo quem não se sinta em casa aqui. Eu me sinto. Ah, esse ar maravilhoso, essa sensação de estar perto de casa...


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio