sábado, 14 de fevereiro de 2015

(2015/200) Explicando minha preocupação com Eliade

Osvaldo, não entendo você... Primeiro, você diz que estão errados os que dizem que Eliade está errado e, depois, você sugere que Eliade pode estar errado... Não dá pra entender...

Dá sim, se você ler com atenção e, é óbvio, se souber ler. São duas questões completamente diferentes o método e a aplicação do método. Quando dizem que o método de Eliade está viciado, porque é teologia disfarçada, eu acho que quem o diz é que não entendeu muita coisa de Eliade, e o lê como lê Otto - como os grandes críticos de Eliade fazem, criticam uma tese de Eliade e citam Otto [ Emoticon smile ] para confirmar... Agora, quando Eliade faz História das Religiões, aí é outra coisa, outro assunto.

Então, permita-me explicar: acho a metodologia de Eliade fantástica - e não usaria outra, ao menos não usaria outra sem usar, ao mesmo tempo, a fenomenologia da religião. Agora, os resultados dos procedimentos de História das Religiões - história narrativa, e não o Tratado! [esclarecendo: História das Crenças e Ideias Religiosas versus Tratado de História das Religiões] -, esse sinto que pode haver problemas neles...









OSVALDO LUIZ RIBEIRO

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