sábado, 22 de dezembro de 2012

(2012/914) Entrevista com Herodes - um contra-conto de contra-Natal

_ Pesa sobre seus ombos, você sabe, ter matado tantas crianças...

_ Sim, eu sei.

_ Os pobres, condenam-no pela maldade, os nobres, pela incompetência...

_ Não agradei a ninguém, não é mesmo?

_ Não, a ninguém...

_ Nem a mim mesmo, que, se os pobres me fazem uma crítica e os nobres, outra, faço-me as duas...

_ As duas?

_ Sim - mau e incompetente...

_ Mau, porque matou crianças, e incompetente, porque não matou a que queria ter matado...

_ Sim...

_ Dizem que você teve medo de ele tomar seu reinado...

_ Li a respeito. Cada um escreve o que lhe vem à telha...

_ Não é verdade que tenha matado as crianças por medo de perder o reino?

_ Nem de longe.

_ O que foi, então?

_ Foi um sonho que tive. 

_ Um sonho?

_ Sim. Achei que fora um pesadelo, um delírio... Um homem nasceria, seria divinizado e em seu nome se cometeriam as maiores atrocidades da terra: mortandade sem conta, assassinatos, traições, violência, rapina. Contei para Saramago e ele escreveu o Evangelho dele...

_ Não entendo...

_ A pequena e inocente criatura que nasceria se tornaria a razão de uma desgraça civilizatória de proporções planetárias...

_ Bem, seu sonho acabou se concretizando...

_ É, mas eu achei que era delírio... Até que me aparecem no palácio aquele monte de magos com uma história do nascimento do Pantokrator... Pirei.

_ Eita...

_ Sim, fiquei tão horrorizado que concluí que minha missão era impedir que a desgraça se fizesse... E, tomado de loucura, mas com a mais das nobres intenções, matei todas as crianças. Fui mau. Mas não matei aquela que deveria ter matado. Fui incompetente...

_ Mas você não acha que, afinal, a despeito das desgraças, a coisa se saiu até razoavelmente bem?

_ Bem, se você não foi uma das queimadas vivas, um dos hereges mortos, um dos índios assassinados, um dos não-cristãos tratados como cão... É como a escravidão... Agora está tudo bem. Desde que você não tenha sido um dos negros de tronco, uma das negras estupradas, uma das mulas humanas, não é que a coisa se saiu bastante bem?




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio