sábado, 10 de novembro de 2012

(2012/746) Homo sapiens e o medo de estar só...


1. Depois que a ponte está pronta, perguntamo-nos como os homens atravessavam os rios...

2. Quando admitimos que a religião, a teologia e os deuses foram elaborados muito lentamente pelo Homo sapiens nos últimos 250.000 anos, uma questão que se apresenta é a função que esse substrato cultural ocupa na comunidade humana.

3. De imediato, surge a explicação: o homem sente-se seguro com a ideia de que há "alguma coisa" cuidando dele, ou, de outro modo, com a ideia de que há alguma coisa de que ele pode se servir para a sua proteção, já que a vida humana é um perigo ininterrupto.

4. Não resta dúvida de que a humanidade usa o divino como muleta psicológica - em sentido amplo. De fato, a simples ideia de o homem médio imaginar a não existência do que ele considera o Absoluto e Fundamento congela-lhe os ossos... No jargão filosófico de última moda: se faltar sentido ao homem, ele desaba...

5. Tudo isso é bem verdade...

6. Todavia, acho que não tem nada a ver com o modo nem como a coisa toda veio à tona nem, muito menos, com o estado natural em que o homem vivia antes da coisa toda vir à superfície de sua imaginação.

7. Sim, o efeito da emergência da superestrutura sobrenatural na consciência humana é que, doravante, o homem extrairá daí a sua confiança. Mas isso não diz nada, absolutamente nada sobre como os homens viviam antes disso...

8. Eu não acredito que os homens viviam apavorados, "sem sentido", desesperados, perdidos, em terror e sofrimento, antes de criarem os deuses.

9. Acho que viviam sua vida, criando mecanismos de sobrevivência, e sobrevivendo...

10. Não foram os deuses que os trouxeram até o momento de se encontrar com eles! Os homens depararam-se com eles e, a partir do "encontro", estabeleceu-se uma transformação radical no modo de o homem tomar o mundo e tomar-se no mundo. Os homens enfiaram tão profundamente os deuses no mundo e neles mesmos que vem-lhe à mente a ideia de que é assim e sempre foi assim, e que é assim porque sempre foi assim...

11. Mas não. Não é verdade. Trata-se de um fenômeno psicológico, que precisa ser compreendido como fenômeno psicológico-social e assim "tratado".

12. Da mesma forma como o Homo sapiens vivia sem os deuses, da mesma forma como o Homo sapiens viveu com os deuses, penso que seja plenamente possível, numa terceira fase, o Homo sapiens compreender que ele os criou e que os usou para proporcionar segurança, conforto...

13. Não tenho a menor pretensão de propor que isso seja possível agora e para todos. Penso que se trata de um fenômeno possível, que começa a se desenhar há trezentos anos, que demandará séculos para se consolidar - se se consolidar, e que pode até ser abortado.

14. O que me interessa é que a mim essa compreensão esteja disponível.

15. Psicologicamente, não é difícil lidar com ela.

16. Socialmente, sim.

17. Hoje, todavia, mais fácil do que há trezentos anos, porque por muito menos pagou Huss, homem tão crente...

18. É que é tão frágil a evidência e a prova da verdade, mas tão necessária para a manutenção do status quo, que paga-se com a vida a suspeição do fenômeno.




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio