sábado, 30 de junho de 2012

(2012/527) Um pastorado para mim

1. Sei que pode parecer presunção ou arrogância de minha parte, e quem não me conhece, corro o risco, sairá com essa impressão. A despeito do risco, direi.

2. Hoje à tarde, disse aos meus alunos que eles deveriam ser pastores honestos o suficiente para terem a mim como ovelha, alguém que eles não poderão enrolar, desinformar, de quem não poderão sonegar informação, desconversar com tapinhas nas costas e conversa mole de "Bíblia e oração", e palavras mágicas, ordens militares, como "revelação" e "inspiração".

3. Com as ovelhas que temos, é fácil. Mas isso não significa que o pastorado seja bom. Significa, apenas, que se mantém no nível da "exigência", que a própria pastoral administra.

4. Depois vêm me falar de "curral eleitoral" - e quanto aos "currais pastorais"?

5. Que desgosto pela morte de Bonhoeffer - queria tanto saber o que era aquilo que ele falava de um Cristianismo não-religioso para um homem em estado adulto...

6. Mas mataram-no.

7. E alguém, atrás do biombo, soltou um ufa!



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. quase te enganei com o título, não foi não?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio