sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

(2012/224) Enquanto descanso, carrego pedra

1. Peroratio hoje está silencioso, porque seu quantitativamente principal mantenedor está preso em sua cadeira de redação, compondo um artigo sobre o que pode ser um dos mais - se não o mais - antigo texto da Bíblia Hebraica, um pequeno trecho de Juízes: Jz 1,4-7.

2. Meus antigos alunos do Seminário do Sul assistiram à "dissecação" de Jz 1-21, e devem se lembrar de que eu dizia que Jz 1,4-7 era um fragmento de um documento jebuseu, mantido em poder dos israelitas quando tomaram Jerusalém de seus antigos habitantes.

3. Acho que a história narrada no documento foi cooptada pelos judaítas, que a transformaram numa história de Judá - da mesma forma como as muralhas de Jericó foram transformadas em ruínas de Josué.

4. O corpo do artigo está escrito. Agora, estou viajando pelo mundo, a ver quem discorda de mim. Até agora, todos.

5. Lembro-me, enquanto escrevo, de uma conversa com meu amigo Zabatiero, colega e chefe na Unida, sobre o conceito de verdade, e ele me dizia se eu acreditava que, dizendo eu a e trezentos dizendo b, se era justo eu a estar certo, e não os trezentos.

6. Bem, esse é um bom caso - o futuro dirá. Não consultei trezentos, claro. Mas a fração disso está, toda, contra mim. Mas estar contra mim não é estar necessariamente do lado da verdade.

7. Não sei ainda onde publicarei. Mas a ordem na Unida é: publicar, publicar, publicar - e em revista Qualis  B1 pra cima. Eu, com essas teses inusitadas, conseguirei no máximo uma Z999.



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS1. domingo, 26/02, acabei o artigo. Agora é ver onde publico.

PS2. está aí a pedra que carreguei... É a Pedra Chapéu do Sol - clica nela e vai ver o tamanho da coisa!

Um comentário:

Robson Guerra disse...

Oi, Osvaldo

Quanto à questão da verdade e os trezentos contra um, não bastaria lembrar do episódio de Galileu? Todos estavam contra ele. À força, teve que desdizer o que defendia, mas somente pela força, uma ameaça de morte. Mas tempos depois viu-se que era Galileu quem estava certo. Não estamos mais na época de Galileu, das fogueiras, mas é certo que as forças políticas ainda querem dizer o que é verdade e o que não é através de acordos e, por meio destes, desqualificar quem não entra no "eixo". Contudo, não deixes de continuar a dizer: "...ela se move, ela se move...".

Um abraço!

Robson Guerra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio