1. Eu circulo em ambiente teológico. Meus amigos carregam livros de Teologia e Filosofia debaixo do braço. É natural. Mas em um preciso momento de minha vida, depois do encontro mágico e místico com Mircea Eliade, enterrei Platão no assoalho da velha casa do passado, e abri-me às interações com as Ciências Naturais: a Fenomenologia da Religião encaminha o estudante para as Ciências Cognitivas, se ele não faz de conta que faz Fenomenologia da Religião, enquanto faz Teologia disfarçada - cripto-Teologia na forma de pseudo-Fenomenologia da Religião. Eu não fazia - nem faço - Fenomenologia da Religião disfarçada de Teologia, de modo que minhas atenções voltaram-se para dentro da consciência humana, fundamentalmente depois que li a declaração de Eliade: "o sagrado é uma estrutura da consciência humana". Ali, o Universo foi recriado diante dos meus olhos extasiados...
2. Numa banca de livros, na PUC-Rio, encontrei Edgar Morin - e O Método. Meus amigos mais próximos não têm idéia do que é essa obra - conquanto apliquem a Morin, quantas vezes, os juízos inadequados de mentalidades em ciúme. Que pena! Perderão tanto tempo! Tanta energia! Mas talvez o interesse seja mais a carreira, necessária, do que desvendar os mistérios do Universo, da Vida, da Verdade. E eu compreendo. Mas O Método é incomparável - pena que seja eu a dizê-lo, e que se tenha de mim tão pouca referência. Talvez, fora outro a dizer de O Método o que é este aqui a dizer... Talvez, se ele fosse indicado por um doutor...
3. Na esteira de Morin, encontrei Ilya Prigogine. Na mesma época. Leituras conjuntas. O que Prigogine fala, já está dentro de O Método. Não é novidade, para quem leu a obra monumental. Mas, cá entre nós, ouvir o próprio Prigogine falar sobre a origem teológica da Ciência - oxalá tenha efeito melhor do que quando sou eu a dizê-lo. E, para tanto, cá disponho esse monstro sagrado da Química e da Física, para dizer alguma coisa profunda sobre religião e ciência.
4. Arrebatador! E tanto assim, porque não cai na ingenuidade de juntar a Ciência com a velha Religião - a adequação entre ambas é - deve ser - seletiva, criteriosa, e criativa.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
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