terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

(2010/129) De Teologia e Bach, via João


1. Em "resposta" ao meu post com Carmina Burana, João Neto, mestrando em História pela UFRJ, manda-me um vídeo de Vanessa Mae, executando, à frente de orquestra, Toccata and Fugue, em D menor, de Bach. Muito interessante a peça. Dela, retornei ao clássico de Bach, dessa vez executado por Kurt Ison. Pode-se compará-las. Vanessa dá à peça uma performance moderna, enquanto Ison permanece na esteira clássica... Você pode gostar mais da execução moderna de Vanessa Mae, ou pode preferir a execução clássica de Kurt Ison. No entanto, estará fazendo uma opção estética - uma questão de gosto... No meu caso, há dias em que prefiro Kurt - mas há momentos em que Mae cai muito bem...



2. O mesmo não se dá, contudo, quando se comparam as duas Teologias - a velha e a nova. A velha é a que ainda está aí: metafísica, "oracular", "revelada", racionalizante, aqui "normativa", ali "metafórica", aqui "evangelical", ali "fundamentalista", acolá "liberal" - mas, no fundo, a mesma e velha Teologia, nascida com o primeiro homem que viu um deus e que, no todo, equivale, ainda naquela rudeza primitiva, às maiores formulações alemãs da Teologia cristã protestante - não há nada de novo aí: nada.

3. A nova, nem nome tem, nem corpo. Talvez tenha um esforço em encarnação - uma Teologia-ciência, à medida das sugestões de Edgar Morin: um novo teísmo e um novo ateísmo (naturalmente que essa é apenas uma fórmula de incentivo...). Essa nova teologia perdeu o olho de Lobsang Terça-Feira Rampa, perdeu os ouvidos de Samuel, perdeu as asas de Ícaro - tem, apenas, a ousadia de Prometeu (e paga o mesmo preço). Ela é não apenas secular, mas, sobretudo, "republicana".

4. Mae ou Ison? "Tanto faz". Que Teologia? Bem - nessa opção subjaz um mundo novo... ou o de sempre...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

João Oliveira Ramos Neto disse...

caraca! q honra! um post no Peroratio com meu nome citado no título???!!! é honra sim porque é um blog muito lido. pelo menos ouço muito comentário no seminário. obrigado, Osvaldo. É um privilégio ser seu aluno. E o mais legal disso tudo é que somos amigos apesar da minha teologia Kurt Ison-Agostinho com a sua teologia Vanessa - Morin!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio