domingo, 19 de abril de 2009

(2009/184) Oxalá, Obama...


1. Há um vídeo no YouTube chamado "The Obama Deception". Encontra-se legendado em português e dividido em doze vídeos de mais ou menos dez minutos cada. Na tradução, recebeu o nome de "As Mentiras de Obama". Assisti aos vídeos ontem pelo final da manhã, e, até certo ponto, estragou-me o dia - e não pelo fato de os vídeos serem de má qualidade...

2. Pelo contrário. Trata-se de um bem feito documentário a respeito de uma alegada conspiração de banqueiros e multibiolionários internacionais, cujas organizações (citam-se três delas) há tempos comandariam o Federal Reserve, bem como os próprios presidentes estadunidenses - inclusive, agora, Obama. Nos termos da denúncia do documentário, Obama não passaria de um marionete nas mãos dessas mesmas organizações que, agora, preparariam uma nova fase de ação, voltada ao controle das reservas minerais da África e instrumentalizada por campanhas "ecológicas" de controle climático.

3. Recomendo ao leitor de Peroratio que assistam ao vídeo. Não posso, não me sinto à vontade, nem competente, para indicar se devemos, ou não, levar a sério o seu teor. Em alguns aspectos, é plenamente factível: um negro, com nome muçulmano, na Casa Branca, justamente quando os EUA enfrentam a crise "terrorista" alegadamente relacionada a muculmanos, justamente quando a África vai-se tornando muçulmana...... Sob outros aspectos, contudo, sumamente ligado às teorias conspiratórias da história: o vídeo encerra traçando os "próximos passos" das organizações (alguns dos quais, aliás, aparentemente corroborados por declarações recentes de Obama...). No fundo, só o leitor poderia julgar por si mesmo - isso se não cair na mesma situação dificílima em que me encontro: não sei o que pensar desse imbróglio.

4. Oxalá, Obama seja um cara bom, um homem do bem. Se o for, ainda que esteja ligado, de forma indissociável, aos "donos do mundo", ainda restaria uma leve pluma de esperança. Não seria, nesse caso, muito diferente do que eu chego a pensar do Lula. Para mim, de um lado, Lula é um homem do bem, um cara bom, bem-intencionado, preocupado com o povo. De outro, não é a ele que o "Brasil", na prática, pertence - como se pode ver, diariamente, nas TV. No Brasil, o capital, sem importar a sua origem, a política e a justiça, com o apoio da mídia, que, sempre, se encontra vinculada a um dos grupos, mancomunam-se determinadamente na garantia de privilégios, contra os quais as boas intenções eventuais de um presidente não são suficientes - seria preciso muito mais, e, com isso, muito mais riscos. Contudo, mesmo em face de um quadro desalentador como esse, tem havido melhoras para os mais pobres e os menos mais pobres, mas isso talvez apenas porque tenha havido ainda mais melhoras para os mais ricos, como é o caso dos lucros extratosféricos dos bancos.

5. O que esperar de Obama? O que esperar dos próximos anos? Não sei. E o mais desalentador é que, com a globalização, o que quer que aconteça lá reverbera diretamente sobre a minha cabeça. Passou o tempo em que se podia ficar à toa na vida, admirando a banda que passa... E, no entanto, fazer o quê?


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. participe da enquete de Peroratio, logo abaixo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio