sexta-feira, 28 de novembro de 2008

(2008/72) Da gratidão



1. Sinto, nesse momento, uma necessidade profunda de ser grato àqueles que, a despeito de mim, de meu jeito, sentem-se, de algum modo, amigos e próximos, ou, quem sabe, desejosos de tanto. Agradeço-os, sinceramente. Onde quer que estejam. [Aqui, transformo, e penso que meu coração de fato já mudou, nesses minutos, transformo um sentimento de afronta pessoal, acintosa, telemática, em impulso positivo].

2. Não sou um amigo fácil. A rigor, não sou aquilo a que se poderia socialmente classificar de amigo. Sou fechado dentro de mim mesmo - mas isso é resíduo da infância. Sou severamente crítico - isso é posição epistemológica, quase patológica. Sou alguém que coloca o discurso das pessoas - escrito, proposto, publicado - acima das relações políticas e pequeno-burguesa das trocas econômicas. Faço muito mais inimizade, gero muito mais desprezo, muito mais inveja, muito mais asco, do que os correlatos contrários. Alguns, engolem e fingem civilidade. Outros, na primeira oportunidade, revidam a seu estilo.

3. Poucos são os amigos que se ligam a mim. Mas eu ainda sei piorar as coisas. Não os bajulo. Não passo a mão na cabeça. Não negocio suas amizades. Não os freqüento. Amar-me-ão, independente de mim, ou não me hão de amar. Talvez essa atitude minha seja um desajuste social. Mas isso, esse, sou eu. Há algo de muito ruim nesse eu, mas é isso que faz de mim, "eu", para o bem e para o mal.

4. Mudar, que seria? Fazer vista grossa às incoerências que se escreve e publica? Não denunciar, naquilo que me diz respeito, a absoluta falta de consciência de fundamentos que pulula o contemporâneo? Deixar-me ser posto ao lado, como um igual? Mas não sou igual! Não aceito a regra de cada qual dizer o que quiser, sem pagar o preço pelo que diz - eu pago alto preço por isso. Quando não se produzem afrontas explícitas, encenam-se relações de superfície, fingidas, que se desmaterializam logo ali na frente. Colho, evangelicamente, de "evangélicos", o que planto... Não tenho o direito de sofrer com isso.

5. Todavia, sofro, é verdade. O sentido de pertença ao grupo - ah, e há quem goste de fazer-me saber que sou excluído! - faz parte da "alma" humana. Mas os critérios de relações humanas está tão frouxo que o preço a pagar pelo apaziguamento da alma é o suicídio dos critérios epistemológicos. Eu sei - tenho de escolher entre paz de alma e critério epistemológico, entre privar de abraços e tapinhas no ombro, entre estar in e ser beijado no corredor, ou escrever para o futuro, ou, para, no presente, para aqueles que, de algum modo, pressentem uma improcedência de estilo nas relações. Seria preciso não ter carne e coração para não sofrer. Mas, a despeito de minha couraça crítica, pulsa, aqui, um coração que sofre.

6. Sabei: escolho o sofrimento.

6. Por isso, no conjunto, a manutenção de poucos, pouquíssimos, raros, interlocutores, é um lenitivo. É mesm o um gesto de carinho gratuito.

7. Obrigado.







https://www.facebook.com/osvaldo.l.ribeiro/posts/927660097314561

OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

Felipe Fanuel disse...

Sobre a amizade, Fernando Pessoa disse...

Em prosa:
Tive um certo talento para a amizade, mas nunca tive
amigos, quer porque eles me faltassem, quer porque a amizade
que eu concebera fora um erro dos meus sonhos. Vivi
sempre isolado, e cada vez mais isolado, quanto mais dei por
mim.


Em verso:
Porque há em nós, por mais que consigamos
Ser nós mesmos a sós sem nostalgia,
Um desejo de termos companhia —
O amigo como esse que a falar amamos.

Peroratio disse...

Não poderia recitar Pessoa - Pessoa não tinha Bel. Eu tenho - quer dizer: ela me tem...

A amizade, então, não me falta, num nível que, pressinto, é para poucos, porque é de extrema nudez e transparência.

Falava no post de amigos em outro nível, camaradas, de caminhada. Esses são raríssimos. A esses poucos, de dedos das mãos, hei de ser grato, até o dia em que se forem, e, ainda assim, a memória os guardará com gratidão.

Mas não arredarei pé, até enquanto forças houver em mim, de ser seltivo - e muito, porque não vale uma companhia de casca, cigarra agarrada em tronco. Isso nem pessoa é...

Um abraço,
Felipe

Osvaldo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio