quinta-feira, 16 de maio de 2019

(2019/019) Sobre o conceito de vaidade em Eclesiastes


Eclesiastes é um dos livros mais mal compreendidos da Bíblia, matéria (incompreensão) em que as igrejas são pós-doutoras...

1. A palavra que se traduz por vaidade não tem nenhuma relação com estética ou cosmética: é a ideia de vapor, de bruma, de neblina, de coisa passageira: a vida é passageira, é breve.

2. Dizer que o pó volte à terra, que o deu, e o sopro volte para Deus, que o deu, não tem absolutamente nada a ver com alma. Eclesiastes não é greco-platônico e não concebe uma alma dentro de um corpo. Ele concebe um corpo animado, de sorte que o sopro que volta para Deus é apenas a vida indiferenciada e não a alma pessoal, que, para ele, não existe.

3. Como não há alma, mas apenas corpo e energia vital, quando esta o deixa, acabou, não há mais nada: para onde vais, não há conselho, nem sabedoria, nem conhecimento, nada.

4. Em 12,1, a palavra que as versões (como são horrorosos os nossos tradutores!) traduzem para criador é plural: criadores. Lembra-te de teus criadores, provavelmente, remete aos pais, já à porta da morte. Porque a vida é breve. O livro começa falando que a vida é breve, e mostra, ao final, como é de fato assim...









OSVALDO LUIZ RIBEIRO

3 comentários:

Maria Clarete disse...

Olá, prof. Osvaldo!
Sigo o seu blog Peroratio há algum tempo e aprendi ,de uma forma bem difícil,muito sobre religião. O Sr é um grande mestre.Seguia-o também pelo f.b ,mas não consigo mais ter acesso ao seu face e me sinto bem órfã de todo seu ensinamento. Prof. Osvaldo ,como faço para continuar te seguindo no face.....penso que fui bloqueada. O senhor poderia usar e abusar do seu blog,recheá-lo de todo seu conhecimento sobre ciência da religião....como fazia antes. Volte a escrever ,mestre....pelo amor de deus!
Ah,se fui bloqueada,por favor me desbloqueie.

Filipe Cláudio Soares disse...

Que pena que não há mais Facebook. Ele ajuda a saber quando há um texto novo aqui. Em 2018 foram poucos, aí quando lembrei de visitar o blog já encontro 19 artigos de 2019. Abraço.

Unknown disse...

Sensacional

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio