sábado, 23 de março de 2013

(2013/321) É homofobia, racismo e machismo sim - quando pensam que são inteligentes e que somos burros

 Típica dissonância cognitiva a serviço da manutenção de homofobia, racismo e machismo. Quem fez isso ou se acha muito inteligente ou nos acha muito burros: provavelmente, as duas coisas...

Em contexto de igualdade de tratamento, faria sentido essa charge idiota.

Mas, no contexto de tratamento histórico desigual e violento, preconceituoso, perverso, homofóbico, racista e machista, a charge é um deboche...

É o mesmo tipo de "raciocínio" que se faz para as cotas... Deve vir, inclusive, do mesmo grupo...

Lembro uma das orações dos judeus: "Obrigado, Deus, por eu não ter nascido mulher". Vale lembrar para esse contexto, não? Se um homem diz que gosta de ser homem é uma coisa, se ela diz que gosta de ser mulher, é outra, porque, nesse contexto, ser homem é ser superior à mulher e, então, sim, é machismo, sim, e justificado em Deus.

O mesmo vale para a homofobia. Quando, em contexto homofóbico, alguém diz que gosta (é) de ser homem, há uma discriminação implícita da condição gay.

O mesmo vale para os negros - em contexto racista, quando um branco diz que gosta (é) de ser branco, está subentendido que ser negro é um desprestígio - para dizer pouco.

E, convenhamos, em sociedades homofóbicas, racistas e machistas, é, de fato, concretamente, um desprestígio ser gay, negro ou mulher - imagine ser mulher negra gay!

Brancos de um lado...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

António Mateus disse...

Discordo em absoluto do seu comentário no post.
Há décadas que me dedico a combater por actos (e não por palavras...) o racismo e considero brilhante a banda desenhada por si criticada.
O racismo, tal como o sexismo e todas as outras formas de discriminação combatem-se elevando os seres humanos como tal, como SERES HUMANOS IGUAIS e não catalogando-os, o que só agrava preconceitos e reações de rejeição.
Quem são o "nós" a que se refere quando diz "nos acha muito burros"?
Pertence a algum grupo fechado? Representa alguma equipa? Ou fala apenas dos que concordam consigo?
Nesse caso, desculpe. A sua opinião vale tanto com a de qualquer racista, homofóbico. E estive a perder o meu tempo.

Peroratio disse...

Banda? Eu falei em banda? Escrevi esse texto tem mais de seis anos, mas não creio que falei de banda... No contexto, continuo achando que o texto está correto, mas publico sua reação e deixo que o povo julgue...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio