quarta-feira, 12 de junho de 2019

(2019/020) Como ler a Bíblia?

Quando alguém me pergunta como se deve ler a Bíblia, qual é a forma correta de ler a Bíblia, percebo que se está, ainda, a pensar fora da perspectiva pragmática. A pergunta "como se deve ler a Bíblia?" está totalmente fora da perspectiva pragmática - ela se pensa em termos únicos, absolutos, normativos.

A questão tem que ser posta em perspectiva. O que é que você vai fazer? Ler a Bíblia, ora. Sim, isso está claro, mas a sua leitura da Bíblia tem que objetivo? É aqui que reside toda a questão. O que é que você vai fazer com essa leitura da Bíblia? O que é que você realmente quer com essa leitura da Bíblia?

Há três respostas, e penso que apenas três, possíveis.

1. Vou virar os olhos de gozo! Leitura estética. Não há forma correta nem forma errada. Se a leitura é estética, se é para fruição pessoal, lê-se como quiser e puder, e ninguém tem absolutamente nada a ver com isso.

2. Vou ler segundo minha comunidade, minha "fé" (doutrina). Leitura política. Nesse caso, pergunte ao papa da comunidade. A leitura correta, nesse caso, é como seu mestre mandar. Na leitura política, quem tem a norma na mão decide qual é a forma correta de ler. A autoridade decide como se deve ler.

3. Quero entender o que Isaías disse de fato. Leitura heurística. Nesse caso, precisa se servir das ferramentas que permitem leitura histórico-crítica dos textos e ferramentas específicas para acesso à intencionalidade do autor. Sem isso, esquece.

Ninguém pode decidir como você vai ler. Quem decide se vai ler esteticamente, politicamente ou heuristicamente é você. Mas, depois que você escolher, não tem mais liberdade: tem de fazer como a sua escolha impõe.

Como a minha leitura é heurística e a da igreja, política, não acertamos os bigodes. A leitura política não nos ensina absolutamente nada a respeito do que os autores da Bíblia disseram, mas nos impõe a interpretação moderna das tradições de fé. Disso, enchi o saco. mas, para quem ainda tem espaço no saco a encher, é de boa... 

A notícia ruim é que as leituras estética e política da Bíblia não são formas de produção de conhecimento sobre a Bíblia. Uma, é a eleição do próprio gosto como critério e, a outra, a eleição do gosto do poder...





OSVALDO LUIZ RIBEIRO


2 comentários:

Prof. Lair disse...

Compartilhei no facebook. Como de costume.

E, como de costume, teólogos formados e teólogos de botequim se sentiram no dever de te corrigir.

Haja...

Peroratio disse...

Há, da parte dos tais, algum argumento que mereça atenção, o que concederíamos com prazer, ou se trata de blateração, ao estilo do esperneio dos desesperados, coisa que devemos reputar ao desespero?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio