quinta-feira, 19 de junho de 2014

(2014/643) Há quanto tempo os deuses existem?


Se não estou enferrujado e/ou desatualizado, há duas teses paleontológicas sobre o surgimento da religião - logo, se for corretas a inferência, da crença em seres sobrenaturais, quaisquer que sejam.

Para uma tese, a religião surgiu há 40 mil anos.

Para a outra, há 100 mil.

Para a primeira, mais rigorosa, exige-se prova na cultura material de pensamento simbólico - sem o qual não há religião. Então, tomam-se os primeiros praticamente inequívocos vestígios materiais dessa cultura simbólica e data-se, aí, o surgimento da religião no espírito e na cultura humana.

Para a outra tese, menos exigente, parte-se do pressuposto de que, encontrar esqueletos enterrados em posição fetal traduza já a presença de pensamento simbólico na cultura, ainda que não haja cultura material paralela. Datam-se os mais antigos sítios com sepultamentos em posição fetal e estabelece-se aí o surgimento datável da religião - logo, c. de há 100 mil anos.

Uma vez que o Homo sapiens existe há c. de 250 mil anos, se as teses estiverem corretas, o homem viveu sem religião e sem pensamento metafísico-mitológico entre 150 mil e 200 mil anos antes de desenvolver faculdade cérebro-mentais que facultassem a emergência do fenômeno simbólico-religioso na cultura humana.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio

Ocorreu um erro neste gadget