domingo, 24 de março de 2013

(2013/335) Uma estátua do ciumento ou uma estátua da criadora? O que Ezequiel viu na frente do Templo de Jerusalém?


1. Por um longo período de tempo, Judá foi politeísta - além de os judeus, de modo geral (se todos, isso é discutível), adorarem vários deuses, serviam-se de estátuas cúlticas. Depois de um tempo, tornam-se henoteístas: por força de construção cultural artificial, são forçados a adorar apenas um deus - Yahweh - a despeito de ainda continuarem crendo que havia deuses estrangeiros, isto é, de outras nações. Só mais tarde, no período grego e romano é que, de fato, se tornam monoteístas, com o influxo do pensamento filosófico-teológico neoplatônico.

2. Em Ezequiel 8, conta-se que o profeta é levado, em visão, da Babilônia até Jerusalém. Ele, então, vê duas coisas. Na porta, segundo as versões (8,4), ele vê a "estátua do ciúme" e, dentro do Templo, na nave, ele vê, esculpidas nas paredes, serpentes (talvez, também, dragões?). São evidências do estado icônico (culto de imagens) da Jerusalém do século VI.

3. Pois bem, as versões querem-nos fazer entender que a estátua que está à porta é a estátua do "ciúme". Trata-se de uma palavra difícil. Ela é muito parecida com a palavra "comprar", "adquirir", como em Pr 8,22 - como o querem algumas versões. Em Ez 8,4, opta-se, comumente, por "ciúme".

4. Uma exegeta, Harrie Lutzky tem uma sugestão interessante. Eu não costumo concordar facilmente com teorias "feministas" que me soam forçadas - como, por exemplo, a sugestão, de Lutzky, de que El-Shadday seja um epiteto para uma deusa (shad pode ser "mama") - nesse caso, não acho que faça sentido. Todavia, quanto à sua sugestão para Ez 8,4, penso que se pode investir algum crédito.

5. Lutzky afirma que, em Ugarit, uma palavra muito próxima da mesma palavra que em Ez 8,4 é traduzida como "ciúme" é empregada no sentido de "criar" - como em Pr 8,22 e, com efeito, muitas versões traduzem Pr 8,22, a meu ver corretamente, como "criar", e não "adquirir". Pois bem, Lutzky afirma, ainda que esse termo "criar" é empregado, nos textos, como referência à deusa Asherah, mãe dos deuses e criadora. Assim, Lutzky sugere que a estátua que está na porta do Templo de Jerusalém, em Ez 8,4, é a estátua da deusa Asherah.

6. Não duvido, conquanto não possa afirmar com certeza. Que havia representações cúlticas da deusa é fato, conquanto controverso. A Bíblia menciona por cerca de quarenta vezes "asherah" e, em algumas, a meu ver, sem dúvida, como referência à deusa - outras, como referência aos símbolos cúlticos, imaginados, na maioria das vezes, como troncos de árvores (que Almeida, desafortunadamente, traduz como "postes-ídolo", um horror).

7. Além disso, no sítio arqueológico de Kuntillet 'Ajrud, datado entre os séculos IX e VIII (ou o século de Elias ou o século de Amós), representação cúltico-votiva de Yahweh e de Ashrah os coloca em íntima relação: "seja abençoado por Yahweh e sua Asherah". Muitos especialistas recusam que seja essa uma referência à relação de casamento divino entre Yahweh e Asherah, e a questão não está definitivamente resolvida - mas meu partido é daqueles que reconhecem uma relação de marido e mulher entre Yahweh e Asherah no período politeísta da fé judaica.

8. Abaixo, podem-se ver a distribuição geográfica das ocorrências do termo "asherah" no Crescente Fértil, uma imagem de satélite, trabalhada com informações tradicionais acerca da fronteira Israel-Egito por volta de 1.000 a.C., em cuja porção sul se situa o sítio arqueológico de Kuntillet 'Ajrud, uma fotografia da cerâmica na qual foi encontrada a gravura das supostamente três divindades e da fórmula "Yahweh e sua Asherah" e, finalmente, o esquema pictográfico, revelando duas imagens masculinas à esquerda e uma imagem feminina, sentada, ao fundo, à direita.


 



9. Como eu disse, não há consenso se são deuses ou não - a meu ver, são -, se se trata de Yahweh, de fato - a meu ver, sim -, e se se trata da deusa Asherah, ao fundo ou não - a meu ver, sim. A questão não está decidida.

10. Alega-se que pode se tratar do deus egípcio Bes, por conta da face que lembra um "touro". Todavia, Yahweh é representado por um bezerro nas tradições israelitas, e, na inscrição, ele aparece como o "Yahweh de Samaria" e o "Yahweh de Temã". Nao é necessário buscar imagens de touro fora de Israel para identificar a imagem - o próprio Yahweh foi imaginado como um touro.

12. Uma vez que não estou fechando questão aqui, trata-se apenas de sugerir que a estátua que está na porta do Templo de Jerusalém seja Asherah, a mesma que, na penúltima visão de Zacarias, é posta no jarro (grade) de barro e mandada para um templo na Babilônia, sobre um pedestal...

13. Acho que Yahweh ficou muito triste por algum tempo. Mas, depois, esqueceu sua amada... Ele, a quem seus desenhadores ensinaram a amar mas, se necessário, matar (Josué 24), podia com certa facilidade primeiro amar e depois esquecer...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio