sexta-feira, 30 de novembro de 2012

(2012/828) Dia do teólogo até que tem Bíblia


1. Eu sei que hoje, quando alguém se lembrar de que se trata do dia do teólogo - mas podia ser qualquer outra, vá lá -, vai-se pensar no cristão a ler a Bíblia...

2. O que está errado nessa imagem?

3. Bem, há muita coisa errada nela, mas eu quero me deter num aspecto.

4. No Brasil, a Teologia está na Pós-Graduação há uns 30 anos. Cursos de Mestrado e Doutorado em Teologia são reconhecidos pelo MEC há todo esse tempo. Só havia, contudo, cursos cristãos, de modo que a coisa toda girava em falar de teólogos como sinônimo de cristãos.

5. Desde 1999, o Estado, através do Ministério da Educação e Cultura, "reconheceu" a Teologia na Gradução. A Escola Superior de Teologia, luterana, foi a primeira IES a ter um curso de Teologia reconhecido (cito de memória, mas acho que não me engano).

6. O MEC, todavia, não reconheceu "a" teologia cristã. Reconheceu "a" Teologia. Isso significa que, no Brasil, teólogo não se aplica mais unilateralmente a cristãos - há cursos, reconhecidos/autorizados (ou em processos relacionados), de teologia cristã, espírita, messiânica e umbandista. Espírita (conceito 3), em Curitiba, messiânica (conceito 4) e umbandista (conceito 2), em São Paulo.

7. Já há turmas formadas. A Faculdade de Teologia Umbandista já teve turmas de teólogos. São teólogos. Umbandistas, vejam vocês - e teólogos e teólogas.

8. Não tenho acompanhado os demais casos, mas, pelo tempo, é natural que já tenha havido turmas formadas. Com efeito, a manutenção de cursos regulares reconhecidos não é barata, a despeito de os salários de professores não serem de alta monta, o conjunto das despesas da IES demanda grande volume de alunos, e tradições menores têm dificuldade de se manter. O futuro dessas instituições é incerto. Todavia, a questão não é essa: a questão é - teologia no Brasil não é mais sinônimo de Cristianismo.

9. Já argumentaram comigo a defesa da tese de que teologia, mesmo, só o Cristianismo faz. Por trás desse argumento, está a afirmação de que a Grécia e Platão - a Filosofia! - seja a verdadeira teologia, e, de qualquer forma, um bairrismo que, a meu ver, e não apenas pela razão que apontei, mas, da mesma forma, por outra, isto é, o fato de, na prática, a Teologia cristã ser discurso mitológico e metafísico, não se sustenta.

10. Para mim, o que se faz no Brasil a título de Teologia não tem estrutura científica - e com "científica" não quero me referir às ciências duras, mas às moles, as Ciências Humanas. Teologia, no Brasil, ainda é racionalização doutrinária assumida como se dando no plano de Deus. Não posso concordar com essa plataforma. Seja como for, até nisso nossas colegas Faculdades de Teologia não cristãs são iguais - cada qual a falar de deus deuses e orixás, duas doutrinas, suas "verdades", seus valores...

11. Em dias de discussão epistemológica do caráter do Ensino Religioso, as Faculdade de Teologia não prestam um bom serviço, se se portam metafísico-doutrinaria-confessionalmente. É a minha opinião.

12. Seja como for, deixo minha ressAlva: hoje é dia do teólogo, mas não é mais dia - apenas - do cristão: é dia do teólogo um bandista também, e do espírita, e do messiânico. Pelo menos.




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio