segunda-feira, 16 de julho de 2012

(2012/571) Da "magia negra" de Collor ao Cordeiro morto de Deus

1.  Eu juro que fico sem nenhuma paciência... Tudo que consigo é reunir conscientemente minha educação de berço e controlar minha linguagem - mas a vontade que tenho, a vontade pulsional, é dizer uns desaforos...

2. Ontem, a Globo serviu-se da figura da "magia negra" (por que negra?, porque é africana?). A "magia" africana é negra - enquanto as roupas sacramentais do pedófilo são... brancas...

3. A magia é negra porque é do diabo... O branco, então, é de Deus. Há um profundo simbolismo racista nisso... Ainda que se vá buscar na história e na história das religiões outra origem para o símbolo do negro e do branco, entre nós, brasileiros, passou da hora de lidarmos de modo não-ético com essas questões.

4. Pior ainda o tratamento do sacrifício animal, no candomblé, como "negro". Ora, senhores, o Cordeiro morto de Deus, Jesus, cordeiro sacrificado no altar - é o quê? Pior do que sacrifício de galo, de cabrito, de boi - é sacrifício humano. E será branco? Será branca essa magia?

5. Senhores - esconde-se na religião da gente o diabo da demonização da religião do outro. Um país onde o Evangelho demoniza pela TV todos os símbolos religiosos da África, onde uma concessão pública trata como denúncia gravíssima o fato de que se fazia "magia negra" na Dinda, senhores!, isso significa que perdemos, senhores, completamente, a sanidade.

6. Quando não nos damos conta da profundidade criminosa do nosso olhar, de como ele demoniza o outro e angeliza a nós mesmos, que salvação há para nós, senhores?

7. Ao morrer, Sócrates recordou-se de dever um galo a Asclépio... Um galo de Asclépio deve ser altíssima filosofia... Já um de Exu, é diabólico. E um Cordeiro a sangrar, esse é divino...

8. Não tenho paciência para esse blá blá blá.




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

NELSON LELLIS disse...

Segura o homem!!!

Robson Guerra disse...

E nesse ano de eleições a coisa fica ainda pior - se é que é possível - já que o discurso de alguns candidatos evangélicos é que os crentes devem elegê-los porque nas câmaras municipais há muitos políticos que são da macumba, filhos e pais de santo, seguidores de Exu, Pomba-Gira e Zé Pilintra, então os crentes deveriam eleger políticos cristãos para combater esse "Mal" e para cuidar dos interesses dos crentes.

É daí pra pior. Tenha medo, muito medo...

E enquanto isso, deputados da (des)bancada evangélica querem proibir os solteiros de entrar em motel....

Um abraço.

Robson Guerra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio