1. Semana que vem serão lançados dois cursos de extensão na área de Bíblia na Faculdade Unida, de Vitória, onde sou professor, ambos oferecidos por mim.
2. Um deles será o relançamento de um curso qur apresentei ano passado: Desejo e Utopia - uma anti-tragédia: comentário histórico-social (verso a verso) do Livro de Cântico dos Cânticos. São nove encontros, e o aluno pode escolher entre dois dias - sábados, de manhã, ou segunda, entre 17 e 19 horas. Se houver matriculados suficientes nos dois, abro os dois, se não, abro só aquele que tiver pelo menos 20 inscritos.
3. O outro curso é Anjos, Sexo e Êxtase - Judas e os apócrifos. Trata-se de um comentário, também verso a verso, da Epístola de Judas. Será às quartas-feiras, das 17 às 19, também só será aberto com pelo menos 20 inscritos.
4. São presenciais e oficiais da Faculdade Unida, com certificado fornecido por ela. Qualquer um pode fazer. As informações detalhadas serão fornecidas semana que vem - com calendário definitivo e valores. A Unida está confeccionando os cartazes para divulgação. Vou divulgá-los aqui.
5. Antecipo, em linhas gerais, o que veremos.
6. Em Cântico dos Cânticos, a história de uma judia na reafirmação de sua sexualidade como dádiva, e não como maldição. Todavia, seu Amado não será exatamente o que ela espera - e ela se verá diante da terrível situação de, ou ratificar a maldição de Gn 3,16 sobre si ou dar ela mesma a resposta para a sua sina de traída: se não é maldita de Deus, e se sua sexualidade é dádiva, por que ela sofre na mão de seu Amado? A resposta é o mais extraordinário grito de liberdade da Bíblia Hebraica e uma antecipação de crítica séculos antes dos críticos do século XVIII e XIX - mas equivalente.
7. Não - Cântico dos Cânticos não é uma alegoria de amor entre Yahweh e Israel ou entre Jesus e a Igreja. Você pode ler ele assim, mas não é o livro quem diz isso - é você. O que faremos lá é tentar ler a própria história, que tem nada mais do que dois mil e quinhentos anos, e é uma história não exatamente de sexo, mas de desejo, e não é um conto de amor água com açúcar, é a descida aos porões da sociedade judaica de seu tempo, sob a ótica de uma mulher tomada de desejo pelo seu Amado e, por isso, presa a ele.
8. No outro curso, vamos analisar essa pequena carta - Judas. É pequena, mas guarda "segredos" surpreendentes. Antecipo apenas que se trata de prática religiosa que envolve anjos, sexo e êxtase religioso. Se não já uma comunidade gnóstica, por trás da carta de Judas, todavia, encontra-se uma linha que nos levará até os gnósticos e a expulsão da literatura hoje considerada apócrifa, que, contudo, é fartamente usada na carta.
9. Posso prometer horas de extrema curiosidade e satisfação - quanto aos conteúdos dos livros. Não tenho compromisso com uma leitura conservadora e catequética dos livros. Vamos tentar compreendê-los como seus autores quiseram que os entendêssemos. Dizem que está fora de moda fazer isso. Pois eu convido e desafio você a vir e decidir por si mesmo ou si mesma.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário