sábado, 10 de março de 2012

(2012/271) Um blog estranho e inquietante - Nelson Costa Junior


1. Encontrei um blog de Teologia, de um brasileiro, doutor em Teologia (assim se apresenta), residente dos Estados Unidos. É um blog, eu diria, ao mesmo tempo, e para meu "gosto", estranho e inquietante. É o blog Quando o Cristianismo não faz Sentido, do assim declarado teólogo Nelson Costa Jr.

2. Um belo blog. Esteticamente lúcido. O tom da cor me agrada muito. Deparei-me com uma poesia, vi que era do tipo sublime, cuidei ser do autor do blog, e era de Bilac... E sorri. Um teólogo que gosta de Bilac...

3. É curiosa a teologia de Nelson Costa. Em algum lugar ele se diz um não-realista crítico. Eu sou, ao contrário, um realista crítico. Assim, é curioso ver como caminho seis ou sete passos com Nelson, e não possa mais ir adiante, quando ele dá seus passos não crítico-realistas.

4. A sensação é estranha: sentir-se próximo e distante ao mesmo tempo. Não sei: fico com a sensação - apenas a sensação, por ora - de que há algo errado, seja no meu raciocínio, seja no de Nelson. É estranhíssima a sensação...

5. A distância é também por conta do engajamento: Nelson faz reuniões para "ensinar" teologia. Eu não sei se conseguiria. É bem "pastoral". O que faço na cátedra tem algo disso, mas, ali, é cátedra. Estarei sendo criterioso demais? O fato é que não me sinto em condições de "ensinar" minha teologia a quem quer que seja - não nesse formato "congregação"...

6. Mas não sou eu a dizer o que deve e não deve ser lido. Acho que Nelson deve ser lido. Talvez haja mais coisas nos unindo do que nos separando. Pelo menos, em se tratando de um (declarado) doutor em Teologia, acho que é o primeiro que assenta termos desconstrutivos e críticos ao que por aí se chama Teologia.

7. Não, senhores e senhoras, não se enganem com o que por aí se chama Teologia crítica. É nada! Muda o rótulo, apenas, mas é a velha teologia, cuidando ser outra coisa, que nem sabe que é a mesma coisa, e que, sendo, todavia, tão cega do que ela mesma é, cuida poder ensinar teologia nova ao mundo...

8. Não tenho certeza do que tenho diante de mim, em se tratando de Nelson Costa Jr. Quem desejar, descubra por si. A mim, o tempo dirá...






OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio