1. Não vou transcrever, porque tem muitas fotos. Mas recomendo a leitura do texto China Conturbada, do site de guerras militares que assino e leio constantemente. Não se pode aprender da China em vinte parágrafos, nem mesmo que seja apenas sobre "o Século das Humilhações", mas as linhas gerais estão aí.
2. Como degustação, um pouquinho da invasão estrangeira à China, a Revolução dos Boxers e a dizimação da espinha dorsal chinesa, em plena virada do século retrasado, por ingleses, franceses e missionários cristãos. Ao fundo, o Hino Inglês, que cantamos nas igrejas batistas até hoje...
55 Dias em Pequim (parte 1 [ inglês]
- as demais partes estão disponíveis no Youtube)
55 Dias em Pequim (espanhol)
3. É. À época, os canhões a vapor franceses dizimaram a frota chinesa, obsoleta. Os navios paravam à costa chinesa e bombardeavam, sem riscos, as cidades - como a OTAM acabou de fazer com a Líbia. Não é por outra razão que a China, para sair do século de humilhações, anda a tornar-se uma potência. Tio Sam e seus amigos europeus falam grosso com os países do Oriente Médio - quero falar falar grosso com Pequim.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário