quinta-feira, 31 de março de 2011

(2011/216) Do que sobra para a alma


1. É assim: há uma alma. Fica combinado e não se discute mais.

2. Mas... Também combinemos que algumas coisas, já sabemos, são coisas do corpo: o gosto, o sabor, a cor, o som, o toque, o odor, o pensamento, a libido, o prazer, a dor, o sentimento...

3. Quando a alma se for, e o corpo ficar, ficar para retornar às estrelas, ela irá só - ela e o que quer que ela saiba fazer. Mas até a memória ficará, porque, sabemos, também ela é coisa do corpo.

4. De sorte que, combinamos assim - ela vai. Mas que vontade que dá de ficar...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

Prisca disse...

Desculpa se minha pergunta o irritar de tanta ignorancia, mas, o que disse é o mesmo que Paulo diz em basicamente todas as suas cartas a respeito da separação do corpo e da alma (espiritual), esta que se encontrará com Deus nos 'céus'?
Ou, dependendo da hermenêutica bíblica, o que a Tradição diz (não Paulo)a respeito da morte física e espiritual?

Por que haverá esquecimento dos pensamentos obtidos?
Por que o pensamento está armazenado no cérebro e é função do cérebro a interação por meio da linguagem e formação de sentido?
E se o pensamento estiver intrínseco (juntinho) a alma? Se a alma de uma pessoa depender de seus pensamentos?

Sei que posso estar sendo pedante,e não tem a obrigação de me responder... foram brasas que começaram a queimar diante a fogueira de conhecimentos de seu blog =)


Valeu por provocar-nos por meio de suas inquietações e conclusões (além de tantas informações) expostas aqui.

Tenho argumentado na Letras muitas coisas que possuem enormes link's com varios temas já discutidos nas aulas passadas... Até Epistemologia, quando é abordado linguagem, lingua, animal (...).

Merci beaucoup

Peroratio disse...

Pedante?, você? Nunca. Sei quem você é. Qualquer coisa - pedante, não!

Veja: se - por hipótese - o pensamento, a memória, a consciência são emergências psico-físicas do conectoma humano (conjunto estrutural neuroral e sináptico do cérebro humano), segue-se que, quando o conectoma desliga - apagam-se todos.

Entende?

O conceito de alma corresponde a uma interpretação do pensamento como adventício - não-telúrico, não-hilético, não-material, não-biológico, não-orgânico. Mas, se o pensamento é orgânico...

Não diria, radicalmente, para descrermos da alma. Deixarei a campanha aos ateus "evangelistas". A mim, cabe apenas considerar que, se alma há, talvez ela tenha outra função... Mas, pensaqr, ao que tudo indica, é coisa da carne mesmo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio