domingo, 6 de março de 2011

(2011/132) Projetos de Pesquisa para o Mestrado Profissional em Ciências das Religiões


1. Enquanto o Brasil cai no couro do tamborim, eu ralo aqui em casa. Nada de retiro de carnaval, nada de blocos carnavalescos, nada de TV - apenas essa confortável cadeira e esse meu inseparável amigo telemático-informático. Como tarefa, seis pesadíssimas atividades datadas e um sem-número de outras, com datas menos ameaçadoras - mas que já me observam do horizonte da angústia... Até aqui, meu cronograma vai bem: um trabalho (pesado) por dia. Ontem, dei conta de um Projeto, e hoje, acabo de dar conta do segundo.

2. Como professor do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões - da Faculdade Unida de Vitória - tenho de elaborar pelo menos um de dois possíveis Projetos de Pesquisa, e ele ou eles devem estar vinculados às áreas de pesquisa determinadas pelo curso. Quando cheguei ao curso (fevereiro de 2011), elas já estavam determinadas e registradas junto à CAPES, de modo que me resta apenas adequar-me.

3. Uma delas é a área de Religião e Esfera Pública. A outra, Análise do Discurso Religioso. Para a área Religião e Esfera Pública, elaborei o Projeto de Pesquisa "A Educação da Religião para o Jogo Democrático - pela via da superação do paradigma epistemológico disjuntivo ocidental (I)". Para a área Análise do Discurso Religioso, elaborei o Projeto de Pesquisa "Análise do Discurso e Paradigma Indiciário - o texto como vestígio histórico e projeção de consciência no jogo pragmático heurístico".



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio