terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

(2011/096) Crônica de uma consulta médico-"mediúnica"


1. Entrei no consultório do médico do trabalho. Estava ali para fazer exame admissional. É a coisa mais enrolação que já vi, mas o exame na sua ficha evita que empresa seja multada... É para isso que serve. A porta estava fechada. Bati. Entrei.

2. Pergunta-me qual a empresa. Eu digo. A profissão? Professor. De quê? Teologia e Ciências das Religiões, eu digo. Hum... Um dia gostaria de fazer um curso desses... para ver o que é que se ensina. Eu sorri. Explico. Em Teologia, depende muito. Vai de catequese à História e crítica filosófica da religião. Tem um pouco de tudo. Em Ciências das Religiões, um pouco de Ciências Humanas debruçadas sobre o fenômeno religioso.

3. O médico me diz que fora católico. Mas estudou, e não dava mais. Compreendi na hora. Depois, tentou um monte de coisas. Foi evangélico. Acha que boi batista, ele disse, depois de ter perguntado o que eu "era". Passou pela umbanda. Nada dava pé. Não havia como conciliar a fé e a ciência. Um dia, finalmente, encontrou-se.

4. Agora, era kardecista, porque era "científica" a coisa toda. Cristianismo - católico e protestante - e Umbanda, não. Só o Kardecismo. Calado eu estava, calado fiquei. Daí, até o final, nada mais disse. Inútil. Um médico, apresentar-me uma religião, e classificá-la como científica, nada mais eu poderia dizer. Mas eu lembro que, quando trabalhava numa transportadora de cargas, escrevia mensagens evangelísticas nos conhecimentos de frete - é, já fiz isso, muito. Podia compreender aquele entusiasta da "fé científica" de Kardec. Mas ele disse muito, como se eu não conhecesse o Kardecismo - e conheço. Minha mãe foi médium por muitos anos. Ele, não. Os filhos dele, sim. Ele, não. Ele me afiança que todas as explicações estão dadas no Kardecismo, e é assim porque tudo é muito científico... No futuro, vaticinou, todas as religiões serão kardecistas - por quê? Porque o Kardecismo é científico...

5. Despedimo-nos. Carrego um papel na mão, com uma assinatura e um carimbo, e uma única observação marcada numa múltipla escolha: postura inadequada... Paguei R$ 20,00 a "consulta". Fui embora, pensando.

6. Não se trata de desmerecer o Kardecismo. Por Deus, que não! Nesse sentido, sou absolutamente plural e republicano. Eu lhe diria, por exemplo, que o Kardecismo agora está representado, e, parece, muito bem, no MEC, pela Faculdade de Teologia Umbandista, em São Paulo. Mas não disse, não. Cá entre nós - eventualmente o Kardecismo até está certo: não me preocupo (mais) com isso. O que não posso admitir, todavia, é que seja científico. Nem ele nem minha tradição batista. Religião alguma - e, da forma como ainda é hoje, Teologia alguma. Mas era um médico a me dizer, e o que eu podia fazer? Se o doutor disse, está dito... Se bem que, ao final, ele arrematou: é, mas a ciência não aceita... E, de repente, tudo voltou ao normal... Exceto a consulta, que ainda é a maior enrolação que já vi. Mas a Faculdade não vai mais ser multada...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio