domingo, 28 de novembro de 2010

(2010/595) Músicas "quase" hierofânicas


1. Há algumas músicas que ouvi na vida que me marcaram. Não é a letra, não - é a melodia. E o segredo delas, eu revelo: é o tom grave, o uso do baixo e da bateria, da percussão, cujo efeito em minha "alma" é avassalador - daí a música evangélica atual ter perdido completamente o poder de me atrair, aliás, me causa repulsa, com seus graves estridentes, sua gritaria descontrolada, credo em cruz! Acho que determados tons têm um poder - ao menos em mim - de me transportar para um mundo feérico. Se medido, talvez se detectasse uma alteração nos níveis de gás carbônico em meu sangue - o que tem por conseqüência a alteração do estado de consciência (a isso chamamos "estado de adoração", nas igrejas). De vez em quando, gosto de ouvi-las. Como agora.

Phil Collins - In The Air Tonight



The Cranberries - No Need To Argue



Maria Bethânia - Invocação (Chico César) - essa, também a letra, naturalmente...





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio