segunda-feira, 15 de novembro de 2010

(2010/568) Esfrega os olhos


1. O Quê? Viste um filósofo feliz? Esfrega os olhos - não é filósofo. É Mentira quem mora dentro dele, porque, ou filósofo não é, ou não é feliz. Ninguém que pôs a mão na fossa a terá por Chanel.

2. O quê? Viste um teólogo feliz? Esfrega os olhos... mas depois de se afastares prudentemente para bem longe: teólogos felizes é com o que de pior se pode deparar na rua escura: tem-se que ser profundamente sádico ou insensível para ser teólogo e feliz ao mesmo tempo, porque só Deus para considerar a eternidade ao lado do inferno... e só teólgoos para tomarem tal coisa por justiça. Ah, sim, eu sei que são os teólogos mesmos a contarem a história, mas, se não as contam, serão teólogos? Com o que ficamos no mesmo em que estávamos, e ainda convém esfregar os olhos e tomar distância. De uns, mais ainda, se se diplomam...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

5 comentários:

Prisca disse...

Olá,Osvaldo.

Saudades

Fiz a prova da UFRJ (Letras-port/francês), hoje, 15 de novembro. E o tema da redação foi Felicidade!
Não sou Teóloga, nem Filósofa, (talvez ainda, não sei) mas se sentir triste sempre é horrível!

E ficou a pergunta: O que é Felicidade na sociedade contemporânea?

Se esta pergunta te impulsionar a escrever, ficarei muito contente :)

Mais uma vez: Obrigada

Gratidões eternas
Abraços

Solange Barifouse disse...

Se esfregarmos os olhos e tomarmos distância, veremos que estamos com menos de tudo. Que triste!

Solange Barifouse disse...

Mas ocorreu-me outra questão, professor: você é teólogo, certamente. Você não é feliz, sem dúvida. Mas você tem a Bel. Seu "pote de perfume do vento", seu "doce de canela em calda", sua "jangada sem leme"... A Bel é tudo de bom, é seu pedaço de céu! E ,aí, você realmente não é feliz?

Peroratio disse...

Você é muito perspicaz, Solange Barifouse! Mas: 1) Bel não conta, é covardia, de modo que o fato de Bel estar do lado de cá da linha desequilibra a pesagem, entende? 2) Eu sou um teólogo diferente - um teólogo de nova safra, que não entende nada de Deus, nem das orignes, nem do futuro, que não sabe os segredos da divindade, nem os dos homens, os segredos divinos dos homens, que os teólogos clássicos carregam nas Bulas e nas Sistemáticas. O teólogo que eu sou vive na história, dentro dela, e tem o futuro aberto: não sei se há fogo lá, entende? Daí, porque o futuro me é aberto, posso ser feliz e teólogo ao mesmo tempo - aritmética a que não se pode dedicar o teólogo clássico, porque ele sabe do Inferno, e das almas e das carnes que lá hão de queimar - para ser feliz, há de ser sádico esse teólogo, tanto ele quanto seu Deus. Vês que a felicidade, nesse caso, beija as faces da loucura?

Solange Barifouse disse...

Caro professor. Desde que iniciei a leitura de seus textos, percebi que não usa uma camisa de força, que é um teólogo feliz, tanto pelo que pensa e acredita, quanto pela doce Bel, que é bem mais importante que teologia. Fiz a provocação, porque me lembrei de suas declarações acerca de sua amada (coisa mais linda...)que não podia ficar de fora. E também porque queria saber mesmo se você se considera um teólogo feliz.

Gostei do que disse.
Obrigada,
abraço.


Sistemáticas. O teólogo que eu sou vive na história, dentro dela, e tem o futuro aberto: não sei se há fogo lá, entende? Daí, porque o futuro me é aberto, posso ser feliz e teólogo ao mesmo tempo - aritmética a que não se pode dedicar o teólogo clássico, porque ele sabe do Inferno, e das almas e das carnes que lá hão de queimar - para ser feliz, há de ser sádico esse teólogo, tanto ele quanto seu Deus. Vês que a felicidade, nesse caso, beija as faces da loucura?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio