
3. Basta uma passada no Google imagens para veririfcar-se que a suástica nazista é idêntica à do selo de Blavatsky. Se somarmos a isso o fato de que constaria investimento do Nazismo na busca do "Vril", a energia esotérica/hermética que deu origem à aventada Sociedade Vril, e que Blavatsky já descrevera - imageticamente e militarmente - o Vril em seu A Doutrina Secreta (na edição de 1992 da Pensamento, cf. 274), teríamos, aí, mais uma "apropriação" nazista.
4. Bem, quanto a mim observo tudo um tanto que de longe. O que há de comum nas apropriações nazistas de Nietzsche e de Blavatsky é que elas são... póstumas. Nem Nietzsche nem Blavatsky viviam, quando elas se deram. Por outro lado, Domenico Losurdo tem vagando pela Internet como seu um artigo em que descreve o que ele consideraria As Raízes Norte-americanas do Nazismo. Depois de lê-lo, parecerá bastante mais prosaica a prática racista nazista. Estes, engolfados em mitos antigos. Os racistas estadunidenses (entre eles muitos evangélicos), em apropriações imorais da própria Bíblia. Pergunto-me se há aí uma explicação para ter a "América" demorado tanto a entrar na Guerra...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
3 comentários:
O pouquíssimo conhecimento, que mesmo no Brasil se tem, da "teologia liberal" e dos pensamentos alemães sobre teologia (digo no caso de Bultmann, Tillich e Bonhoeffer) parecem ser um diálogo (no intuito de ler e entender), não só como as características ocultistas que originam o nazismo e que permeavam a igreja confessante alemã, mas de igual modo uma tentativa de interpretar uma tradição ou tendencia religiosa cristã que argumentasse com consistência diante de leituras como a de Blavatsky?
Gostaria de saber se poderia indicar alguns livros para os que iniciam a caminhada pela leitura nos temas que originaram a própria sociedade vril e sua importância na cultura ariana.
Experimente essas duas séries disponíveis no Youtube:
(1) Religião Nazi (1) - Ocultismo Nazista - Sociedade Secreta Thule - (Legendado) [http://www.youtube.com/watch?v=OH1jkhIQbL4&feature=related]
e (2) http://www.youtube.com/watch?v=t7ZxA4niVsA. É um começo. Depois, pensamos na literatura.
Osvaldo.
Oi, pessoal
Há um interessante documentário da Discovery sobre a Sociedade Vril. Se eu não me engano, faz parte de uma série sobre sociedades secretas.
Segundo o documentário a Sociedade Vril baseou-se (veja só) num livro de ficção científica que tratava de uma raça subterrânea (uma coisa assim) que possuía o poder do Vril.
Fizeram apropriação indébita até de livro de ficção e tratando a história como se verdadeira!
Vale a pena procurar na Internet, talvez no YouTube.
Postar um comentário