quinta-feira, 7 de maio de 2009

(2009/252) Antigo Testamento sob Perspectiva


1. Oferecerei um curso "rápido" sobre Antigo Testamento. A organização está a cargo do capelão do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Pr. Chácara, e tem o patrocínio tanto do Seminário quanto da Sociedade Bíblica do Brasil, em cujas dependências, no centro do Rio de Janeiro, o mesmo se realizará (clique aqui para informações).

2. Trata-se de uma panorâmica das perspectivas contidas no Antigo Testamento - profética, sacerdotal e sapiencial -, bem como da perpectiva com que o Cristianismo releu essa porção majoritária das Escrituras.

3. Assim, não se trata de apresentar o Antigo Testamento, mas de mostrar como ele chegou a ser construído a partir de posições teológicas, culturais e políticas tão diferentes quanto os diversos profetismos de Israel e Judá, as várias categorias sacerdotais e os amplos movimentos chamados de "sabedoria". A perspectiva cristã entra, aí, como uma perspectiva "de fora", conquanto tenha nascido também como movimento judaico, do qual, contudo, se distanciará por razões histórico-teológicas, sob influência grega.

4. Observar as perspectivas do Antigo Testamento proporciona um acréscimo de sobriedade à leitura das Escrituras, porque permite situar cada texto, logo, cada discurso, em seu respectivo nicho cultural e ideológico. Um "Antigo Testamento" profético é alguma coisa bastante diferente de um "Antigo Testamento" sacerdotal, dos quais o "Antigo Testamento" sapiencial encontra-se ainda mais distante. A rigor, há vários "Antigos Testamentos" dentro do Antigo Testamento, fato que a sua canonização não logrou dissolver - isso porque a característica de cada perspectiva encontra-se assentada em sua ideologia religiosa que, invariavelmente, se deixa captar por meio da linguagem através da qual ela se materializa.

5. Estão convidados os leitores e as leitoras.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio