domingo, 22 de junho de 2014

(2014/655) Meu primeiro sonho teológico


Pela primeira vez na vida, tive um sonho explicitamente teológico. Alguém se aproximou com um pedaço de papel, escrito em letras de imprensa, letras grades, e que tomavam quase toda a folha.

Professor, disse a pessoa, olha o que o cara disse...

"Deus é um mito", estava escrito.

Olhando o texto escrito, ali, no sonho, passou pela minha cabeça tudo o que passa quando cenas assim acontecem. O rapaz me apresentava um texto que considerava absurdo, e eu teria de contrariá-lo.

E é mesmo, eu comentei para ele, que ficou me olhando com a mesma cara que alguns alunos olham...

(...)

Mas, Osvaldo, um sonho em que há um pedaço de papel escrito que Deus é um mito não é um sonho teológico, é um sonho ateu...

Meu caro, um sonho em que Deus aparece como realidade para além da crença não é um sonho teológico, é um sonho de catequese de padre e catecumenato de pastor.

(...)

Fiquemos assim, teológico é um conceito para se pensar o divino, não para ruminar doutrinas, quaisquer que sejam... E o divino, meus caros amigos, são coisas que a crença inventa e trata.











OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio