1. E mídia é - antes de qualquer outra coisa - comércio. O que será que a mídia quer vender dessa vez? Em 2006, obviamente, era revista, jornal e tempo de anunciantes na TV: Gripe aviária - quando a IstoÉ matou 50 mihões.
2. A IstoÉ antecipou a morte de 50 milhões de pessoas, por causa da gripe aviária. No mundo, morreram sessenta. Enquanto isso, de malária e doenças tropicais, isto é, de pobres, quantos morrem mesmo, heim?
3. Como classificar a atuação da mídia nesses casos? Mera irresponsabilidade a serviço da audiência e do comércio? Atuação articulada entre propaganda e fornecedores de insumos medicamentosos? Instrumentalização político-partidária do terror? Ou tudo isso junto? Não é por nenhuma outra razão que não compro mais revistas, não compro jornais e cada vez menos a telejornais (da Globo, mais nenhum) - na Internet a informação é mais plural, é menos cifrão. Há crítica no ciberespaço...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
PS1. Para o caso da gripe suína, a gripe "da moda", cf. os duas postagens do blog de José Saramago, Gripe suína (1) e Gripe suína (2). Ou seja, estão na grande roda da fortuna as transnacionais da pecuária suína, as grandes farmacêuticas e a grande mídia. E nós? Em tempo: se Saramago cantou a pedra, o que dizer de Mauro Santayana?
PS2. Enquanto isso, no México:
PS3. começam as re-avaliações críticas quanto aos eventuais exageros da OMS.
PS4. Finalmente uma explicação definitiva para a gripe suína!
PS5. OMS: a gripe suína está indo embora. Ah, tá... As montanhas entraram em trabalho de parto, e pariram um rato...
PS6. Mas, agora, o México desperta - a quem interessou a gripe? O que não te contaram sobre a gripe do México. Você sabia que até 05/05 não havia sido divulgado o nome dos mortos no México?
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