Eu sugeriria o seguinte roteiro, não exaustivo, para se ouvir aulas de professores, quaisquer que sejam:
1. O que ele está dando como realidade, tem base na realidade, ou ele já está na fase, religiosa ou pós-moderna, de tratar delírio, imaginação, achismo e visão como equivalentes a fenômenos reais?
2. O raciocínio que ele está aplicando aos fatos reais já conferidos e constatados como realmente reais é adequado, ou estamos diante de uma lógica do tipo para os amigos, tudo, para os inimigos, nada?
3. Os fatos são reais, o raciocínio, adequado, mas o tipo de ideologia que está por trás das conclusões retóricas da aula são ideologias plurais, éticas, democráticas, ou têm um cheiro de exclusivismo, preconceito e unilateralismo partidário?
Alternativamente, você pode continuar ouvindo seus professores da mesma forma como você ouve seus pastores...
1. O que ele está dando como realidade, tem base na realidade, ou ele já está na fase, religiosa ou pós-moderna, de tratar delírio, imaginação, achismo e visão como equivalentes a fenômenos reais?
2. O raciocínio que ele está aplicando aos fatos reais já conferidos e constatados como realmente reais é adequado, ou estamos diante de uma lógica do tipo para os amigos, tudo, para os inimigos, nada?
3. Os fatos são reais, o raciocínio, adequado, mas o tipo de ideologia que está por trás das conclusões retóricas da aula são ideologias plurais, éticas, democráticas, ou têm um cheiro de exclusivismo, preconceito e unilateralismo partidário?
Alternativamente, você pode continuar ouvindo seus professores da mesma forma como você ouve seus pastores...
https://www.facebook.com/osvaldo.l.ribeiro/posts/972915152789055
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário