quinta-feira, 22 de maio de 2014

(2014/489) Fragmentos facebookianos

I.

"Ateu não pode fazer ciência das religiões"...

Bem, o necessariamente corolário disso é: "só o crente"...

Deixando de lado a questão cética/agnóstica, quem diz uma coisa dessas esquece que ateísmo e teísmo são as duas faces opostas da mesma atitude epistemológica de fundo. De modo que, se um não pode, outro também não.


II.

Por que não tiro selfies?

Porque o que me encanta não é a minha figura e pessoa, é o mundo, que, tudo bem, é a minha figura e pessoa que admira, mas não se confunde com ela... O que me atrai é a curiosidade pelo que está além de minha consciência - seja dentro de mim, seja fora de mim. O que me atrai é a luz e não as minhas própria asas...

Mas, ressalvo que isso vale, no meu caso, para mim...


III.

A mesma Copa, sem nenhuma mudança de nada, fosse organizada pelo PSDB de São Paulo, estaria sendo comemorada com estrondoso e retumbante sensacionalismo midiático...

Mas é o PT que está no Governo...

Assim, a despeito de a Globo embolsar milhões de reais de lucro com o evento, faz o que for possível para estragar tudo...

E você, dando uma de consciente cívico...

Sabe de nada, inocente...


IV.

Cá ente nós: muitos que, escrevendo, procuram uma justificativa para a religião, na vida real, quando estão perto de religiosos "de verdade", querem sair correndo... Penso que gostem de alguma coisa administrada e lúcida, quando se trata da vida real, mas, quando se trata de olhar de longe, quanto mais selvagem, melhor...


V.

Pai, é verdade que quando guardamos a Palavra de Deus no coração, não pecamos contra ele?

É sim, meu filho... É sim... Só tem um problema...

Qual, pai?

É que, às vezes, até não pecamos contra Deus, mas pecamos contra os homens...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio