1. Já houve henoteísmo em Judá. Dt 32,8-9 é um testemunho disso. Quando, por quanto tempo e com que amplitude cultural ainda é uma questão em aberto. Mas Judá teve sua fase henoteísta.
2. O que é henoteísmo? Fácil de explicar. Mas vou dificultar um pouquinho, para o resultado ser ainda mais fácil de compreender.
3. Pode-se crer que haja muitos deuses e que se pode adorar a todos. Politeísmo polilátrico - politeísmo: crer na existência de muitos deuses; polilátrico - adorar muitos deuses.
4. Pode-se crer que há muitos deuses, mas que só se pode adorar um - politeísmo monolátrico. Monolátrico, isto é, culto de um só deus, a despeito de haver vários.
5. E pode-se crer que haja apenas um só. Monoteísmo. O monoteísmo é obrigatoriamente monolátrico.
6. Pois bem, o henoteísmo é um politeísmo monolátrico.
7. Em Judá, se chegou a crer que havia muitos deuses, mas que apenas Yahweh devia ser adorado.
8. Talvez Judá viesse de um politeísmo polilátrico - nesse caso, o henoteísmo é um cerceamento de liberdades. Antes, se criam em vários deuses e se adoravam também vários: agora, em Judá, ainda se "sabe" da existência de muitos deuses, mas só se adora um. Uma involução da liberdade civil, naturalmente.
9. Mas, hoje, a coisa é pior. Porque não se trata, agora, de adorar apenas a um só deus, mas é-se obrigado a crer que só existe um.
10. As religiões polilátricas, então, são condenadas pela fé monoteísta. São tomados como diabos os seus deuses. Se os diabos fossem deuses, todo cristão seria politeísta. Mas adorariam só a Deus, eventualmente. Henoteístas, então.
11. Mas são monoteístas.
12. E isso não é nada bom para a sociedade plural. O monoteísmo força a cultura a enquadrar os diferentes. Todos têm que se formatar. A cultura polilátrica, não - ela incentiva a pluralidade. Ou a tolera.
13. Trata-se, em todo caso, de uma "neurose" - em sentido psicológico-freudiano. Não se está aqui a decidir qual dessas posições é a mais "verdadeira". Não se aplica a palavra "verdade" a esses casos.
14. Aplica-se a palavra "melhor" ou "pior". Isto é, em sentido e âmbito ético e político.
15. Se ainda é o caso de nos havermos com essas categorias, seria melhor que elas ajudassem a sociedade a ser plural, aberta, livre.
16. Nesse sentido, a polilatria produziria melhor efeito.
17. Mas o "valor" corrente é monoteísta. Até a reflexão filosófica se deixou encantar...
18. Desse jeito, a neurose torna-se mais grave. Porque não se satisfaz com a própria - não se descansa enquanto todos não forem acometidos pela mesma percepção da realidade.
19. Não há lugar para o diferente.
20. E não é por nenhuma outra razão que o monoteísmo não poderá, nunca, ser ético.
21. Como não foi nem um pouco ética - pelo contrário! - a história do monoteísmo na Bíblia Hebraica.
22. Não sei se chegará o dia em que prescindiremos dessas categorias. Se chegar esse dia, demorará séculos. Se temos de lidar com elas, melhor que fosse com as menos opressoras, com as mais tolerantes, com as mais éticas.
23. Não, o monoteísmo não está no final da fila.
24. Ele sequer poderia entrar nela.
25. Mas, a seus próprios olhos, a encabeça - em sua empáfia e vaidade...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
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