1. Não é uma experiência fácil, à primeira vista, morar num apartamento com um cão de seus 50 quilos. Não, não é casa - é apê. 302 - reino milenar de Senhor Jimble.
2. Bem, ele é mais ou menos treinado. Raramente - e só em situações de estresse ou demarcação forçada de território - ele faz suas necessidades fora da área em que foi ensinado. Sendo assim tão asseado, esse não é o maior problema.
3. Tem a ração, que é cara - mas, como o resultado é sua saúde, seu porte aristocrático e seu pelo invejável, não é possível classificar a ração cara na rubrica "problema".
4. O problema são as visitas, porque ele pula em cima da pessoa, quer atenção, e, brutão como é, só seu rabo é capaz de quebrar uma canela!, as pessoas ou se assustam ou se arranham. Não conseguimos ainda treiná-lo a não pular.
5. Outra coisa são os pelos. Bel varre toneladas por semana: se juntar todo o pelo, você faz u'a matilha para puxar trenó: mais cinco cães por ano só de pelo! É pelo em todo canto. Na cama, nas roupas, na minha bolsa de trabalho, dentro de livros, no sofá... Você tira a meia da máquina, e tem pelo grudado! Labrador é uma fábrica de pelos - com certeza um erro da evolução (ou uma diversão de Deus com os maridos!).
6. No fundo, aceito a convivência por causa de Bel, porque ela precisa. Os filhos ficaram no Rio, e ela ficaria muito só, durante o dia. Assim, melhor um dragão de comodo em casa do que uma ogro fêmea toda vez que eu chegasse do trabalho...
7. Mas cachorro é uma porcaria... Você se apega. Mesmo se for um virinha qualquer. Mas o Senhor Jimble, além de um enorme labrador com porte de dog alemão, é... lindo. Não, meus senhores, quando eu falo lindo, é assim aquela coisa de embasbacar, de parar os carros e perguntar que coisa linda é essa...
8. Olhem essa foto. É um Imperador. Tem por posse reinos intermináveis. Detém os maiores exércitos do planeta ou pacificou a galáxia inteira, porque olhem as feições de despreocupação, de quem sabe que pode fechar os olhos por dez anos, abri-los, e tudo estará bem...
Meu amigo e companheiro, Senhor Jimble
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário