segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

(2012/066) "E o cérebro criou o homem" - de António R. Damásio: o livro que estou a ler


1. Estava esperando que chegasse. Chegou. António Damásio é um dos top mundiais, se o assunto é pesquisa de cérebro, mente e consciência - com relação ao organismo humano, meu tema de estudo atual e preferido.

2. Duas observações a fazer até a p. 22.

3. Primeira: é fenomenal você ler o último livro de um dos top internacionais num dos assuntos mais complexos da biologia - a pesquisa da consciência - e entender tudo que ele diz. Devo isso a adivinhem o quê? Edgar Morin, O Método.

4. Segunda observação: Morin, até aqui, inigualável - primeiro, na objetividade das descrições; na espetacular capacidade de formular conceitos esquemáticos que traduzem de forma límpida os processos sob descrição (falta isso em Damásio, que tem de recorrer a circunlocuções metafóricas, úteis, mas a estética da comunicação de Morin é epifânica!).

5. Mas vou em frente. Há diferença entre os termos que Morin e Damásio usam. Os processos, todavia, são os mesmos. É fascinante descer até o porão da mente humana, da consciência humana. E quantas implicações para um teólogo - um neoteólogo, vá lá (mais uma vez, a la Morin), mas, ainda assim, um teólogo. 

6. Não tem jeito: eis que tudo - tudo! - se fez novo...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. tão bom quanto você entender tudo o que o top vai dizendo é você se deparar com uma indicação dele, não de rodapé, mas de corpo de texto, para ler uma determinada obra, se deseja entender o tópico que ele acaba de explicar - essa obra é O Mistério da Consciência, de John R. Searle -, você olhar para sua estante ao lado, esticar a mão e pegá-lo, seu volume, todo rabiscado, que ler é escrever... Aí você se dá conta de que está seguindo os passos dos gigantes...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio