quarta-feira, 24 de novembro de 2010

(2010/578) Você não vai ver na mídia - não vai mesmo! Entrevista do Presidente Lula aos blogueiros "progressistas" brasileiros




1. Diz-se que "pela primeira vez" um presidente recebeu a blogosfera no Planalto - meio exagerada a declaração, já que a blogosfera é relativamente nova. Novíssima. Com essa força, então, vista durante os meses e as semanas imediatamente anteriores às eleições, ainda mais nova. Dito isso, sem deslumbramentos inúteis, sem agulhadas tolas, vale registrar que, aí, sim, trata-se de um momento histórico, porque a blogosfera é um fenômeno da Internet, e uma alternativa de comunicação ao monopólio da mídia tradicional. Se lembrarmos que a mídia tradicional é representada por, com perdão das más palavras, Globo, Folha, Estadão, Veja, CBN e agregados, esse momento de abertura democrática da comunicação reveste-se de profundo significacado.

2. A blogosfera inaugura a época em que as mentiras, as escamoteações, as manipulações, da mídia passam a ser desmentidas imediatamente, porque a blogosfera é constituída de jornalistas profissionais e escritores amadores, de linha progressista, de esquerda, quero dizer (não me refiro aqui aos blogs de direita, que existem, mas, na prática, são acessórios inúteis, reverberações de segunda ordem, daquela mídia tradicional/comercial/partidária), os quais, com todos os riscos de peleguismo, de traição, de ideologia, essas coisas - não sejamos ingênuos -, prestam um serviço de rompimento da relação de dependência da informação das fontes exclusivamente de direita.

3. Eu não acompanho mais a mídia tradicional há, pelo menos, um ano. Minhas informações políticas e, mesmo as notícias, as recolho nos blogs - muitos deles representados nessa entrevista. Que disponibilizo e recomendo. Você perceberá que, a despeito de se tratar de blogueiros que, durante a campanha presidencial de 2010, apoiaram abertamente Dilma Rousseff e bateram "bonito" no Zé Alagão, vulgo, Serra, as perguntas que dirigiram a Lula nao foram nada simples, foram autênticas cobranças, algumas das quais impuseram ao Presidente exercícios de tergiversação...









OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Solange Barifouse disse...

Prezado professor, "nunca antes na história deste país .... " (E muito pode ser dito após as reticências). E como isso me orgulha. Como o não dito me orgulha. Daí que "alguma coisa acontece no meu coração".(Sampa - Caetano Veloso). E vai, certamente, acontecer no dia em que esse companheiro, estadista brasileiro, passar a faixa para seu sucessor (a), porque nunca antes na história deste país houve um igual.
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio