1. Confirmado acordo entre Irã e "Ocidente", via TUrquia - Brasil (d)e Lula faz(em) o meio-de-campo das negociações. Parabéns, Senhor Presidente! Parabéns, diplomacia brasileira! Ah, e não era a cachaça, não :O)
O assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, acabou de confirmar ao Opera Mundi a assinatura de um acordo entre o Brasil, o Irã e a Turquia, às 2h13 da madrugada, horário de Brasília.
“O acordo foi fechado. Houve algumas resistências de ultimo minuto, mas o acordo acabou de ser decidido." Segundo afirmou por telefone, o urânio do Irã será enviado à Turquia. O país receberá, então, urânio enriquecido o suficiente para produzir energia e realizar pesquisas. “Neste momento exato, os três chefes de governo estão assinando o acordo”, precisou.
Poucos minutos depois, o vice-chanceler iraniano Ahmad Sobhani também confirmou ao Opera Mundi a assinatura do acordo que prevê o enriquecimento do urânio fora do Irã. “O resultado é muito positivo, o nosso governo está satisfeito e esperançoso”, declarou. “Esse compromisso foi fruto de trabalho intenso dos três países e estamos confiantes no apoio da comunidade internacional” (clique aqui para continuar a ler).
2. Repercussões na mídia, principalmente internacional - a mídia nacional ainda lambe as feridas, enquanto estuda ema forma de neutralizar a vitória de Lula.
Para analista iraniano, 'vitória da diplomacia brasileira cala a boca dos EUA' - BBC BRASIL
Declaração conjunta entre Brasil, Turquia e Irã - Financial Times (via Nassif)
Iran's nuclear deal - The Guardian (tradução Viomundo)
Acordo Brasil-Irã-Turquia é positivo e descrença "não tem sentido", diz consultor da AIEA - Opera Mundi
Orgulho do Brasil, orgulho do Lula!
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário