terça-feira, 6 de abril de 2010

(2010/297) Propaganda enganosa do Jimmy - descaramento


1. Jimmy me aparece aqui no Seminário, na segunda. Deu-me o resto (a "sobra") do tempo, e só veio me ver quando já era quase hora de voltar pra França... O cara vai ficando chique, aí, esnoba os pobres... Tudo bem. Mas isso não é o pior. Está certo que eu pedi a ele que achasse pra mim um artigo em alemão de 1913, que nem o meu amigo Gerstenberger tinha conseguido, e ele conseguiu. Ponto pra ele. Tá certo que ele descobriu onde havia a dissertação de Cohen, sobre haplax legomena na Bíblia Hebraica, e que ele a receberá pelo correio, e ma mandará. Ponto pra ele. Nisso, vá lá, dois pontos pra ele. Mas julguem por vocês mesmos - Domenico Losurdo escreveu uma biografia de Nietzsche, meu "filósofo" predileto. 1200 páginas de pura desconstrução de um Nietzsche metafórico que inventaram no século XX - meus "amigos", que me acham maluco, porque não sigo a sua cartilha quando lêem Nietzsche, vão se roer... Mas, voltemos ao Domenico. A biografia é um monstro. Não tem em português, ainda. Ele disse que tinha comprado, e que eu ganharia de presente, quando ele viesse ao Rio. Veio. Tirou da bolsa uma porcariazinha de nove euros, uma brochura lá do tamanho de um gibi da Mônica! E com a cara mais lavada do mundo, disse que a biografia era cara demais... Ah, vai lamber sabão, muquirana...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. na "foto", Jimmy, em flagrante com sua cara-de-pau...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio