1. Nosso amigo Daniel Justi está a atracar-se com uma dissertação de mestrado a respeito de "magia" no Novo Testamento, e foi lá em Gálatas, pegar um verbo que gravita em torno do "olho mau". Bem, o Natal é uma época em que testemunhamos a "magia" sendo jogada para debaixo do tapete, quer dizer, literalmente, para debaixo da... coroa...
2. Que não eram "reis" já estamos carecas de saber. Eram "magos". Diz a narrativa - única - de Mateus que vieram do Oriente. Eram, aposte-se, "magis". Um "magi" era um sacerdote persa/babilônico, astrólogo, vidente etc. Não eram, absolutamente, reis...
3. O que eu gostararia de saber, e, aqui, apenas registro a curiosidade é: conta-se que a tradição de que eram "reis" teria surgido tão cedo qanto o século III (mais um pouquinho e caímos em Nicéia, no IV). Minha pergunta:
a) os magos foram transformados em reis, para afastar qualquer relação entre cristianismo e magia?, ou
b) os magos foram transformados em reis, para criar uma atmosfera de submissão traditiva do Imperador romano a "Deus", leia-se, a Roma?
4. Entre a narrativa de Mateus, a pôr magos - zoroastrianos? - vindos das longínquas terras iraquianas/iranianas, quer dizer, babilônicas, quer dizer, persas, e os "reis" impostores/embusteiros da tradição há uma intencionalidade escondida. Qual terá sido? Por que, afinal, transformaram-se magos em reis?
5. Seja como for, é divertido, para não dizer lastimável, ver (quase) um povo inteiro que se diz bíblico apresentar cantatas natalinas com... reis magos... Estamos mal de leitura, não?
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
1. Não estamos mal de leitura. Para estar mal, pressupõe que há alguma leitura. Não há leitura nenhuma. Estamos zero de leitura.
2. Além de terem sido transferidos para reis, também são representados na cantata como 3. Eram 3 reis. De onde? Não sei. Pressupõe-se que cada um levou um presente.
3. Gostei do tema. Isso dá uma tese de doutorado. O que levou a serem transformados em reis? Você colocou duas possibilidades. A ou B? Por que não as duas? Não são excludentes.
Mas fica uma questão para a hipótese A: por que precisava afastar o cristianismo dos magos?
Outra pergunta: Por que deixaram magos no texto bíblico? Por que não alteraram o texto também, e colocaram "reis", pra ficar mais bonitinho a armação?
Postar um comentário