segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

(2019/041) Fazer textos dizer o que queremos é como fazer pessoas fazerem o que queremos

Será uma regra: toda pessoa que faz os textos dizerem o que ela quer que ele diga (a despeito do que o próprio autor tenha escrito) é a mesma que está engajada em fazer a sociedade funcionar do jeito que ela entende que deve funcionar. Mas como faz? Da mesma forma: manipulando. Geralmente são gente progressista e "do bem", porque os conservadores geralmente são burros demais para conseguir manipular textos com sutileza... A manipulação, quando se instala na alma de uma pessoa, é para o que der e vier.

Esses pensamentos me vieram à mente, enquanto lia o aforismo 377 de A gaia ciência, de Nietzsche. Em um parágrafos mortal, ele se desnuda: "não somos 'liberais', não trabalhamos para o 'progresso' (...) A ária dos 'direitos iguais', a canção da 'sociedade livre', e 'acabem os senhores e os escravos', nada disso nos atrai". Não está claro o suficiente quem é Nietzsche? Felizmente, ele não é hipócrita, e confessa: "necessidade de uma nova ordem, de uma nova escravatura, se for necessário - porque não há reforço, elevação do tipo humano que não exija nova espécie de escravatura (...) Não é verdade que é muito difícil encontrarmo-nos como em nossa casa, numa época que gosta de se vangloriar de ser a mais humana, a mais suave, a mais justa que alguma vez existiu debaixo do Sol?" (NIETZSCHE, A Gaia ciência. Lisboa: Guimarães, p. 276). A despeito dessas palavras, que se repetem em praticamente toda a obra do filósofo, como demonstra irrefutavelmente Losurdo, Nietzsche se tornou, no século XX e XXI, a patrono dos libertadores da alma, dos emancipadores do povo. Faz-me rir...

Falando em Losurdo... Dia desses conversava com um doutor em Filosofia. Falei-lhe da obra prima de Losurdo, mais de mil páginas sobre Nietzsche, que provam cabalmente que Nieztsche não é quem os filósofos do século XX nos fizeram crer, e ele, entre aborrecido de um outsider se meter onde não é chamado e afrontado pela ousadia: prefiro meus autores. Uni-duni-tê. Isso virou a Filosofia?

O século XX mentiu para nós sobre Nietzsche. Das duas uma: ou não sabem ler, e se metem a sábios, ou sabem, e se metem a deformadores programáticos. E penso que é exatamente pelo fato de que têm até ideias "liberais", querem até o "progresso", querem a sociedade livre, a justiça - e o que fazem para isso? Manipulam textos e pessoas! Minha avó dizia que de boas intenções está cheio o inferno.

No fundo, são religiosos, mesmo que não confessem. Mas entre eles se conta até quem diga que a sociedade ocidental do século XX e XXI é o cristianismo em sua essência não religiosa! São religiosos, pensam como religiosos. E religiosos são especialistas em manipulação. Na sua prática, a lógica, a retórica, o discurso, as ideias, tudo trabalha única e exclusivamente para uma única direção:

Bento que bento é o frade (frade)
na boca do forno (forno)
tudo que seu mestre mandar
faremos todos
Se não fizer
levaremos bolo (bis)

Trata-se de moldar a sociedade não aos critérios da sociedade, mas aos seus próprios, que devem ser os da sociedade. Não me aleguem, por favor, que o fazem por via da educação, porque uma educação que não emancipa, mas instrumentaliza a partir da manipulação não é educação: é encabrestamento. 

Se os "mestres" e "frades" não sabem ler, ou, se sabem, manipulam o que leem, e, assim fazendo, ensinam a sutil arte da manipulação dos textos e das almas, que tipo de sociedade teremos?







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

3 comentários:

Pedro disse...

Te acheeei, lembrei desse seu blog e vim correndo, te acompanhava muito no Facebook, agora que você não estar mais por lá, estou comprando seus livros e vou te acompanhar por aqui. Não pare com isso por favor. Abraço.

cristianismopagao@gmail.com disse...

Vezes e outras sou acusado ter ódio de cristãos evangélicos que costumeiramente manipulam minhas falas nos meus posts do Facebook.Um grande abraço professor. Melquisedeque

cristianismopagao@gmail.com disse...

Adoro sua maestria como escritor. Tenho sofrido muitos ataques de religiosos recalcitrantes que vivem manipulando minhas falas nos meus posts do Facebook. Um grande abraço meu nobre professor Osvaldo , senti muito a falta de seus posts no Facebook.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio