quinta-feira, 2 de maio de 2019

(2019/013) Fragmentos facebookianos

I.
Todo aquele que nos últimos anos ensinou que não podemos ver nada objetivamente, mas apenas nos termos de nossa própria ideologia, e assumiu essa como sendo a condição sine qua non humana, é um pouco culpado por tudo que ocorre hoje. Porque os fatos objetivos estão aí, para qualquer um que queira ver. Mas, segundo essa plataforma miserável, pós-moderna, contra-materialista, contra-objetiva, cada um é o que sua ideologia faz dele e vê o que sua ideologia permite, o que torna totalmente inútil tanto o conhecimento quanto o diálogo.

Eu os culpo. Eu culpo você. Porque, por sua culpa, fake news e verdade são a mesma coisa.


II.

Não reclame dos alienados religiosos de direta, se você produz alienados religiosos de esquerda. Lute pela autonomia.


IV. Fenomenologia do abacate.

Verde...
Verde...
Verde...
Verde...
Verde...
Verde...
Maduro, corre!
Podre...


V.

Ele é único e é o Único. Ele não reconhece nenhuma autoridade acima dele. Quem o apoia, ele recompensa. Quem não o apoia, ele tortura.

Bolsonaro? Não, estou falando do deus da Teologia cristã.


VI.

Em O Marxismo ocidental. Domenico Losurdo desmonta impiedosamente a recepção de Marx e a leitura conjuntural que fazem expoentes do marxismo Ocidental. Como Domenico Losurdo mata a cobra e mostra o pau, ou seja, cita o que o expoente disse e mostra o que está escrito no texto que aquele diz interpretar, eu me pergunto: esses filósofos não sabem ler, possuem traduções tão ruins quanto as da Bíblia ou simplesmente deturpam ideologicamente o que está escrito, para poderem comprar sorrisos do mercado editorial?


VII.

A dimensão mitológica da religião é um lixo só: não há nada aí que se aproveite para a perspectiva da cidadania, por mais esforço que mil e oitocentos junguianos exerçam para fazer chorume virar refresco. Salva-se, na religião, com severíssimas críticas, a dimensão ética: um sistema de tentar fazer pessoas viverem como gente civilizada. Modernamente, ou a religião é um sistema de produção de valores ou é lixo, serve para alienação e mais nada.

Ora, esse cristianismo miserável de bolsonarianos serve para quê? Não tem nenhum valor enquanto mitologia e perdeu todo o valor ético, tornando-se aberração ética, desgraça ética, lixo ético.

Favor levar para o lixão mais próximo.


VIII.

Reparem como Ditaduras e Igrejas são muito parecidas: a primeira coisa que fazem é calar a crítica. Sempre em nome de Deus.





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Prof. Lair disse...

Fragmentos facebookianos? Onde? Como? Sinto sua falta por lá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio