segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

(2019/001) A palavra "terra" na Bíblia


Presta atenção: sabe quantas vezes a palavra "terra", com minúscula ou maiúscula, na Bíblia, significa o planeta Terra?  Pense. Agora arrisque alguns chutes. Das milhares de vezes que a palavra ocorre, você acha que umas 750 se referem ao planeta Terra? Errou. OK. Vamos tentar de novo. 127 vezes? Não. Errou de novo. Que tal 25? Errou de novo. Uma? Não, nem mesmo uma única vez. Em nenhuma passagem da Bíblia, zero vezes, absolutamente nenhuma vez a palavra terra significa ou se refere ao planeta Terra. Se você acha que alguma vez a Bíblia se referiu ou se refere ao planeta Terra, saiba que você está totalmente enganado, não está lendo o texto, está apenas usando a polissemia do texto para projetar nele o que te ensinaram - errado! - sobre a Bíblia, a Terra a e a palavra terra na Bíblia.

Na Bíblia, a palavra terra refere-se apenas - exclusivamente - a territórios. Na maior parte das vezes, ou Judá ou Israel. Em uma boa quantidade, mas quase sempre com qualificativo, a territórios estrangeiros, como "terra do Egito", "terra de Moabe" e assim por diante.

Como eu disse, e repito, Terra, no sentido do planeta, jamais, nunca, em tempo algum, em lugar nenhum, aparece na Bíblia...






OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio