terça-feira, 27 de maio de 2014

(2014/516) E o que tem Jesus a ver com Paulo?


Mais cedo ou mais tarde, deixarei de resistir à tentação de passar um Raio X, ao meu estilo, no Novo Testamento. Quero entender a comunidade de Jerusalém, a paulina, a joanina, todas as outras, desvendar a história por trás delas, dos textos, saber quem era quem e quem defendia quem...

Suspeito que haja uma preferência por Paulo que, talvez, se traduza numa espécie sutil e não confessada, talvez nem consciente, de antissemitismo. Sei que é uma tese pesada e perigosa, mas é a mideia que está na minha cabeça: na briga entre Paulo e Jerusalém, abraça-se Paulo, mergulha-se na sua teologia, e manifesta-se certo desprezo e repulsa, também sutis, por Jerusalém...

A desculpa é que Paulo desmonta o exclusivismo judeu, a sua xenofobia, o seu nacionalismo exacerbado... Paulo mesmo já seria o precursor do conceito de humanidade, ouvi ontem... Jerusalém, gueto - Paulo, o mundo...

Bem, eu posso estar errado quanto a Paulo, com quem tenho muita má vontade. Muita. Eventualmente, ele era isso mesmo: um cara contra o sistema aristocrático, escravagista, imperialista e elitista de sua época... Não posso, ainda, brigar contra isso, porque quem o defende parece entender mais do que eu, ou, ao menos, acha isso e faz questão de deixar claro...

A única provocação que eu farei é essa: e Jesus? Pode-se amar esse Paulo, mas pode-se fazer de Jesus um paulino? Jesus não seria muito mais Tiago e Pedro do que Paulo? Jesus não seria justamente um judeu xenófobo, nacionalista, judeu de judeus, conquanto do povo? Será que a preferência por Paulo justifique a preferência por Jesus? Será que Jesus se enxergaria em Paulo?

Eu tenho minhas reservas quanto a isso...

Seria muito interessante descobrir que, afinal, aqueles que tomam o partido de Paulo e, para isso, denunciam pesadamente o partido de Tiago acabem por descobrir que o único fiel ao Jesus na história doi justamente seu irmão...


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio