terça-feira, 17 de setembro de 2013

(2013/1092) Quem disse que eu disse que tem que ler a Bíblia pelo método histórico-crítico?


Se você ouvir alguém dizer que eu disse que se deve ler a Bíblia pelo método histórico-crítico (histórico-social) ou se você mesmo o disser, bem, ou você ou a pessoa que você ouviu não prestam atenção ao que eu digo, logo, não entendem, ou prestam, logo, entendem, mas deturpam de propósito.

Eu não digo que se tem de ler a Bíblia de modo histórico-crítico.

O que eu digo é: o que você quer fazer com a Bíblia? Se quer entender o sentido desses textos em seu contexto de produção, lá e então, enquanto um pedaço do mundo composto pelo texto, seu autor/redator, seus destinatários, isto é, se você quer ler histórico-arqueologicamente esses textos, então, aí, sim: só os métodos histórico-críticos (histórico-sociais).

Agora, se você quer fazer outras coisas com a Bíblia, então procure usar ferramentas compatíveis com suas intenções de uso e seja minimamente honesto na descrição do que está fazendo...






OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio