domingo, 17 de março de 2013

(2013/274) Tipos (Genus) de louva-a-deus (mantis)


1. Este será um longo post. Estará em construção por um longo período. Pretendo, a partir de hoje, catalogar todos os tipos (genus) de louva-a-deus que me for possível (a princípio, apenas pela Internet). Estou com vontade de criar um Idolomantis diabolica, mas, antes, quero conhecer detalhadamente a família Mantidae - e esse post será minha estação de trabalho, leve o tempo que for e tome a dimensão que tomar.

2. Comecemos pela tabela de classificação da espécie, utilizando-me da tabela da Wikipedia:

Reino - Animalia
Filo - Arthropoda
Classe - Insecta 
Ordem - Mantodea
Família - Mantidae

3. A Ordem Mantodea é composta por várias Famílias (Acanthopidae, Amorphoscelidae, Chaeteessidae, Empusidae, Eremiaphilidae, Hymenopodidae, Iridopterygidae, Liturgusidae, Mantidae, Mantoididae, Metallyticidae, Sibyllidae, Tarachodidae, Thespidae eToxoderidae). Um banco de dados para a Ordem Mantodea é o Mandodea Species File Online.

4. Um site específico sobre louva-a-deus é o mantionline.eu, e há inclusive informações detalhadas sobre manutenção de terrarium (criadouro).

5. Outro site importante é o hotel-grille.de, onde existe uma tabela com indicação de dezenas de espécimes individuais da Ordem Mantodea, classificados por Genus e, eventualmente, com imagem.



OSVALDO LUIZ RIBEIRO




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio