terça-feira, 30 de outubro de 2012

(2012/721) Da metáfora do fundo e da superfície - se é para entrar na água, que se vá até o leito marinho


1. Consta que apenas duas pessoas em 1960 e uma, esse ano, desceram até o ponto mais fundo dos oceanos - o Deep Challenger, nas Fossas Marianas, cerca de 11.000 metros abaixo do nível do mar - caberia um Everest em pé e ainda sobrariam mais de dois quilômetros...

2. Em 1960, o batiscafo Trieste levou dois homens Jacques Piccard e Don Walsh. Esse ano, o cineasta James Cameron desceu - só.



3. Alguém me diz que as coisas que eu escrevo batem muito fundo - duro e fundo...

4. Sim - é também o que faço comigo.

5. Penso que não vale a pena nadar na superfície.

6. Para certas coisas, só se justificar ir até o fundo.

7. Ir até onde ninguém foi.

8. No meu caso, Teologia - e, agora, Ciências das Religiões, mas, basicamente, Teologia -, não me interessa o trilho clássico. Nenhum dos trilhos clássicos. Estão, todos, para mim, recolhidos à superfície, flutuando em colchões retóricos, uns apresentando-se como superando os anteriores - sobre seus ombros!, eles dizem, mas, convenhamos, com a retórica de ter avançado...

9. Mas "avançado" em que direção, se nadam todos na horizontal? Não há, de fato, variação alguma, porque todos nadam na retórica de Deus - dado, sacramental, positivo, sentido, experimentado...

10. Não, não me apetece.

11. Quero ir ao fundo - até lá embaixo...

12. O batiscafo pode arrebentar? Pois que arrebente! Melhor ter as paredes arrebentadas pela pressão do fundo do que experimentar nas coxas e virilhas as espetadas de camarões de superfície...

13. Descer.

14. Até o fundo...

15. Onde reina a escuridão, o silêncio, onde a pressão é insuportável...

16. Pois é lá, senhores e senhoras, só lá, que estão as respostas verdadeiras.

17. Não, não me contentam as quimeras trocadas ao nascer do sol.

18. Quero o fundo dessa história toda - nem que ele seja a solidão mais absoluta para a alma...

19. Porque não trocarei a realidade, o real, o mundo que me produziu, por sonhos, quaisquer que sejam, que me negam esse mesmo mundo...

20. E quanto aos sonhos que não o negam, bem, se não o negam, fico com ele...

21. Não convido ninguém a vir. É fundo demais, para levar discípulos...

22. Cada um nade até a profundidade que considera suportável...

23. Eu estou em plena descida...

(...)

24. E alguém dirá: é, descerá tanto que chegará ao inferno...

25. Ao que, um lado de minha alma responderá com Nietzsche: onde quer que estejas, cava profundamente - embaixo fica a fonte: deixa os homens sombrios gritar: embaixo fica o inferno...

26. O outro lado da minha alma dirá outra coisa: que se quer encontrar o que não conheces, vai até onde ninguém ainda foi, assim como alguém disse: "para atingir o ponto que tu não conheces, tu deves pegar o caminho que tu não conheces".



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio