sexta-feira, 24 de agosto de 2012

(2012/638) Eu não daria a explicação que ele deu para a coisa - Neil deGrasse Tyson: "não sou ateísta, sou agnóstico"

1. Eu já devo ter ouvido falar dele, mas eu nunca o tinha ouvido e, acredito, nunca o tinha lido. Hoje, meu filho postou um vídeo que me agradou e fui atrás... Há muita coisa dele por aí, e vou me dedicar um pouco a ouvi-lo. Neil deGrasse Tyson, astrofísico.

2. Aqui, Tyson diz que não é ateísta, que prefere ver-se como agnóstico, e dá a sua explicação. Não sei se usaria essa explicação. Eu prefiro a razão epistemológica da diferença: ateu e crente são seres da mesma espécie, um é o inverso do outro, mas ambos jogam o mesmo jogo epistemológico. Curioso que a explicação que Tyson dê não seja "científica", mas político-pragmática: será o sangue estadunidense?...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio