sexta-feira, 24 de agosto de 2012

(2012/637) Isso pode ser chamado de História - História de tudo... Neil deGrasse Tyson

1. Eu já conhecia quase toda a história. Tudo o que se ouvir/ler nesse vídeo, para mim, nada é novidade, exceto uma coisa que ele diz que, se eu já ouvi algum vez, nunca me dei conta: fótons e anti-fótons decaem em matéria e anti-matéria, numa dança ininterrupta, que depende, basicamente, de temperatura...

2. Era para a conta permanecer zerada...

3. Todavia, ocorre uma quebra de simertria e, por razões ainda ignoradas, de um bilhão de travessuras, surge uma partícula de matéria sem seu par de anti-matéria, e ela ficará como um girino no lago, nadando, pra senpre...

4. Dessa parte de 1/1.000.000.000, isto é, das trilhões dessas sobras, forma-se o que conhecemos como matéria... Nós, o Universo da Tabela Periódica, somos a sobra, uma quebra de simetria, um traço pequeno numa linha de bilhões de metros - sobra, e, todavia, isso é o que somos...

5. Não tinha enxergado essa pequena e esclarecedora questão...

6. Magnífico...

7. O restante, com isso já sonho e isso tenho lido há anos, em O Método, de Morin.

8. Com vocês, "Uma História jamais contada".







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio