quinta-feira, 5 de julho de 2012

(2012/551) "Temos algo"


1. Sobre o Bóson de Higgs:
"Os dados apresentados pelos dois experimentos mostram resultados compatíveis e bastante similares, que evidenciam a existência de uma nova partícula numa faixa energética em torno de 125-126 gigaeletronvolts (GeV), com uma precisão de 99,99994%.  
O diretor do Cern, no entanto, foi cuidadoso ao anunciar o feito, ressaltando que embora a partícula encontrada seja provavelmente um bóson, ainda não é possível provar que se trata de fato do Higgs. “De forma leiga, podemos afirmar: temos algo. Agora cabe aos cientistas descobrir exatamente o quê”, afirmou. “É como se avistássemos ao longe alguém que achamos conhecer. Precisamos nos aproximar, identificar as semelhanças, saber se é mesmo ele, um gêmeo ou alguém parecido. Precisaremos estudar muito detalhadamente a nova partícula”".
2. "Temos algo".

3. É isso a que me refiro quando penso em ciência. Se você descarta a materialidade "em si", sabendo, todavia, que essa materialidade será sempre capturada não pelo seu em si, mas pela nossa estrutura cognitiva, então não tem ciência.

4. Mas tem.

5. "Temos algo". Agora é gastar tempo para construir uma estrutura descritiva que dê conta disso que "temos".



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio